Jessica Bruin recorre à altitude por boa performance na Rio 2016

Atleta do Sesi-SP treina em Sierra Nevada (Espanha) buscando atingir índice olímpico nos 200 m livre e confirmar vaga no revezamento feminino na distância / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O objetivo de Jessica Bruin neste temporada está bem definido: Ajudar o revezamento 4x200 m livre feminino brasileiro a chegar na final olímpica dos Jogos Rio 2016. E se o quarteto ficar entre as oito melhores equipes do mundo, por que não sonhar com uma medalha? Um feito histórico para a natação feminina do país.
 
Para alcançar metas tão ousadas, a atleta do Sesi-SP está na Espanha junto com o técnico da seleção brasileira de natação, Fernando Vanzella, e algumas colegas de clube para realizar um camp de 21 dias no Centro Alto Rendimento Deportivo de Sierra Nevada. A estrutura poliesportiva construída em 1990 como legado dos Jogos de Barcelona 1992 está situada a 2.320 metros acima do nível do mar. Segundo a nadadora, o treinamento em altitude pode resultar numa evolução expressiva na performance do atleta.
 
"Treinamento em altitude dá uma base muito forte. Três semanas lá equivalem a quase três meses no Brasil. O tempo dobra em questão de rendimento. Assim, quero fazer minha melhor altitude, meus melhores treinos e voltar para casa com a capacidade de nadar para 1min58s, tempo do índice A para os 200 m livre individual, já em março", conta a mineira, que já está em sua segunda semana de treinamento em Sierra Nevada.
 
A principal competição de 2016 antes da Olimpíada é o Troféu Maria Lenk, marcado para o mês de abril. Será no evento-teste da natação que Jessica Bruin tentará confirmar a vaga no revezamento e atingir o índice no individual. A estratégia de Jessica para 2016 é focar na sua distância favorita, mas, claro, sem se limitar na busca por outros índices. "O foco é os 200 m livre, mas isso também não vai impede de tentar nadar um 400m livre se eu me sentir bem para isso. Na altitude, os treinos de resistência vão ser um pouco menores, mas mais intensos, com saídas mais apertadas. Além disso, vamos aumentar o trabalho de força dentro d`água em Serra Nevada e vou diminuir a metragem do treino aeróbico, porém, vou deixá-lo mais intenso para ganhar mais força e resistência. Com isso também, tenho a possibilidade de ficar bem para mais provas."
 
Um pé na Rio/2016
 
A classificação do revezamento 4x200 m livre feminino para a Olimpíada do Rio de Janeiro foi obtida no Mundial de Kazan, em agosto de 2015. Jessica Bruin, Manuella Lyrio, Joanna Maranhão e Larissa Oliveira terminaram as eliminatórias em 10º lugar (7min57s15). Antes, a atleta do Sesi-SP havia sido medalhista de prata na mesma prova no Pan de Toronto.
 
No Open de Palhoça, a nadadora alcançou sua melhor marca nos 200m livre, 1min59s77, resultado que rendeu a medalha de prata na prova individual e deixou a atleta entre as quatro titulares do revezamento na distância. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook