Nadadores do Sesi-SP embarcam para o Troféu Maria Lenk

Grupo da Vila Leopoldina encara seis dias de provas na última seletiva olímpica  / Foto: Divulgação Sesi-SP

Rio de Janeiro - Com o planejamento para a temporada cumprido, após séries de treinamento e competições preparatórias, a equipe de natação do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) embarca para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13) para encarar a última seletiva olímpica da natação.
 
O Campeonato Brasileiro - Troféu Maria Lenk de Natação, que acontece entre os dias 15 e 20 de abril, no Parque Aquático Olímpico, contará com a participação de 11 países, além dos principais nadadores brasileiros em busca do sonho olímpico.
 
O time do Sesi-SP, composto por 15 atletas, conta com nomes de peso da seleção brasileira. Além do técnico Fernando Vanzella, as nadadoras Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Jéssica Cavalheiro e o nadador Diogo Villarinho lutam para integrar a equipe brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os mais jovens, Bruna Primati, Sabrina Todão e Giovanny Lima são alguns dos destaques das seleções juvenil e júnior e que vêm figurando na categoria sênior nas últimas competições.
 
“Esse ano sem dúvida será único para a natação e para o esporte brasileiro de uma maneira geral. Talvez as pessoas que não estejam tão próximas do esporte não tenham noção disso, mas quem está inserido e já vivenciou alguma olimpíada ou outros campeonatos sabe o quanto isso é importante para o amadurecimento, crescimento e implantação de uma cultura esportiva mais séria”, comentou Vanzella sobre o cenário em que a competição acontecerá.
 
“Nessa semana vamos poder ter um gostinho do que vem pela frente, estaremos na piscina olímpica, vivenciando alguns momentos pré-olimpíada e formando a nossa seleção com atletas de vários clubes, inclusive aqui do Sesi-SP. Temos Etiene, que já garantiu índices para duas provas, Daynara, Jiba e outras meninas mais novas que estão chegando e a gente está acreditando bastante que elas possam dar um grande resultado nessa competição.
 
Com duas olimpíadas no currículo, Pequim (2008) e Londres, em 2012, Daynara de Paula é uma das mais experientes do grupo e não só já sabe lidar com a adrenalina do momento como aproveita para passar aos companheiros o que é viver e estar em uma seletiva.
 
“Seletiva olímpica é sempre um dos momentos mais importantes e emocionantes, tem de tudo um pouco. Vai desde um atleta batendo o índice até aquele que fica a alguns centésimos de alcançar determinada marca. Acho que essa é a hora de colocar para fora e executar tudo o que fizemos até aqui. Temos que curtir o momento e ir atrás dos nossos objetivos”, comentou a nadadora.
 
Etiene Medeiros, que já conquistou índice para os 50 e 100 metros livres, em Palhoça (SC), no Campeonato Brasileiro Sênior e no Torneio Open de Natação, que serviu como primeira seletiva olímpica, segue para o Rio de Janeiro na busca da vaga dos 100m costas, sua especialidade. E assim como sua companheira, a pernambucana também acredita que este seja o momento para colocar em prática tudo o que foi estudado e treinado na temporada.
 
“Estão todos ansiosos para nadar, fazer e acontecer. Acredito que agora, estes dias que antecedem a competição, é para relaxar, baixar um pouco a adrenalina e se concentrar. Temos que guardar nossas energias para chegar lá, focar na prova e colocar para fora tudo o que foi feito nos treinos. A expectativa é muito boa, e acho que está todo mundo energizado para nadar na piscina olímpica, então vai ser muito bacana e espero fazer as minhas melhores marcas”, comentou Etiene.
 
Na opinião do técnico Fernando Possenti, não basta apenas a tranquilidade para se concentrar e fazer o melhor durante uma competição -  o equilíbrio será uma das armas para os seis dias de provas. “Não é só ter tranquilidade, mas encontrar o ponto de equilíbrio para saber dosar o momento certo para cada situação e saber lidar com elas será fundamental para uma boa competição. Acredito que a equipe fez o seu 100% nos treinos e competições preparatórias. Cumpriu o planejamento e agora é o momento de surpreender.”
 
As provas de eliminação têm início às 9h30, e as finais serão disputadas a partir das 17h30.
 
Calendário das provas dos atletas do Sesi-SP:
 
- Beatriz Dizotti (400m medley / 200m medley / 200m borboleta / 800m livre)
- Bruna Primati (400m medley / 400m livre / 200m livre / 800m livre)
- Carolina Diamante (100m borboleta / 200m medley / 200m borboleta / 800m livre)
- Clarissa Rodrigues (100m borboleta / 200m medley / 100m livre / 50m livre)
- Daynara de Paula (100m borboleta / 100m costas / 100m livre / 50m livre)
- Diogo Villarinho (1500m livre)
- Elder Oliveira (400m livre / 200m livre / 1500m livre)
- Etiene Medeiros (100m borboleta / 100m costas / 100m livre / 50m livre)
- Fernando Delgado (100m costas / 100 livre / 50m livre)
- Fernanda Ribeiro (100m borboleta / 400m medley / 200m medley / 200m borboleta)
- Gabrielle Silva (100m costas / 100m peito / 200m medley / 200m costas)
- Giovanny Lima (400m livre / 200m livre / 100m livre / 100m borboleta)
- Jéssica Cavalheiro (200m livre / 200m borboleta / 100m livre / 800m livre)
- Priscila Souza (100m borboleta / 100m livre / 50m livre)
- Sabrina Todão (100m costas / 200m livre / 100m livre / 50m livre)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook