Natação italiana treinará em Santos para os Jogos 2016

Federica Pellegrini está na delegação que ficará em Santos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A equipe de natação da Itália fará a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Santos (SP). O acordo, firmado entre a Prefeitura de Santos, Federação Italiana de Natação e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) - local onde ocorrerão os treinamentos -, prevê atividades no período entre 20 de julho e 5 de agosto do ano que vem.
 
A delegação italiana que permanecerá em Santos terá 55 pessoas, entre técnicos, fisioterapeutas, médicos e massagistas, além de 36 atletas (32 da natação e quatro de maratonas aquáticas). Antes da Itália, representantes das equipes de natação da Dinamarca, Japão e Rússia visitaram as dependências da universidade, mas os italianos foram mais rápidos e fecharam a parceria, desde que tivessem exclusividade para treinar.
 
"Poucas piscinas no país são olímpicas (50 metros) e cobertas. Isso ajuda no inverno, quando serão disputados os jogos. A permanência dos italianos aqui será proveitosa para os nossos nadadores, que poderão trocar experiência com atletas de nível mundial", disse a professora Rosa do Carmo, coordenadora do departamento de Natação da Unisanta.
 
Entre os destaques da delegação italiana estão Federica Pellegrini, atual recordista mundial e campeã olímpica em Pequim 2008 dos 200 metros livre, Gregorio Paltrinieri, ouro nos 1.500 metros livre no último Mundial de piscina curta, a maratonista Martina Grimaldi, ouro no Mundial de Águas Abertas em 2010 e bronze em Londres 2012, ambas na prova de 10 quilômetros, além do velocista Marco Orsi, prata nos 50m livre no último Mundial de piscina curta, prova em que o brasileiro César Cielo ficou com o bronze.
 
Veja Também: