Marcus D’Almeida participa da Seletiva Aberta

Marcus D'Almeida  / Foto: Divulgação

São Paulo - O Tiro com Arco começa a definir neste fim de semana, em São Paulo (SP), os atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Neste sábado (23) e domingo (24), acontece a Seletiva Aberta, primeira etapa de classificação, organizada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, na Vila Olímpica Mário Covas.
 
Principal nome brasileiro da modalidade, Marcus D’Almeida já está garantido na próxima etapa da seletiva por fazer parte do Time A, equipe principal do Brasil, que conta com quatro atletas de cada gênero. Mesmo assim, o arqueiro sabe a importância da competição. "O objetivo inicial é conseguir ajeitar todo equipamento, conferir tudo. Como nessa prova o Time A já está dentro, então vai servir mais como um bom teste de competição, testar algumas coisas, ver o trabalho mental, então vai ser importante para nós".
 
Embora tenha voltado aos treinos há pouco tempo, Marcus espera fazer uma boa prova. "São três duplos 70. Espero ficar entre os primeiros e conseguir me aproximar do meu recorde brasileiro, ou até aumentar. Faz pouco tempo que voltei a treinar firme, pouco mais de dez dias. Tive alguns problemas, como amigdalite, então voltei um pouco depois do que o grupo, mas acho que consegui pegar o ritmo bem rápido", afirma.
 
Nesta primeira etapa da seletiva serão realizadas duas provas de 2x70 no sábado e uma no domingo. Os cinco primeiros de cada gênero que não fizerem parte do Time A se classificam para a próxima etapa, que contará novamente com os atletas da equipe principal.
 
Ao fim das quatro seletivas programadas até maio, serão definidos os primeiros e segundos de cada gênero qualificados, aos quais vão se juntar dois de cada gênero convocados pelo técnico, somando quatro atletas no masculino e quatro no feminino. Após os treinos, serão nomeados os três titulares e o reserva de cada gênero. 
 
Veja Também: