Marcos do histórico Pan de 2007

Rio 2007 foi um marco para a história esportiva do Brasil e credenciou o país para a candidatura olímpica / Foto: Erik Barros Pinto/COB

Rio de Janeiro - O Jogos Rio 2007 foram considerados os melhores Pan-americanos da história. Durante 16 dias, os cariocas viveram momentos inesquecíveis. Mais de 5.600 atletas de 42 países transformaram a cidade maravilhosa na capital esportiva do continente.
 
A energia que tomou conta da cidade era uma prévia do que viria a acontecer nove anos depois. Foram Jogos grandiosos para os padrões pan-americanos e isso trouxe credibilidade para a vencedora candidatura olímpica.  
 
Confira alguns marcos do evento:
 
- O Rio 2007 entrou para a história pelo padrão olímpico de sua organização e de suas instalações, muitas construídas especialmente para as competições, como o Estádio João Havelange; o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica do Rio e o Complexo Esportivo de Deodoro.
 
- Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram fundamentais para o Brasil conquistar o direito de receber os Jogos Olímpicos Rio 2016 – os primeiros Jogos Olímpicos organizados na América do Sul.
 
- O Rio 2007 destacou-se também pelo Revezamento da Tocha, que passou pelas 27 capitais brasileiras e mais 22 localidades, e de sua Cerimônia de Abertura, com o Estádio do Maracanã lotado. 
 
- Os Jogos causaram Interesse do público sem precedentes, com a maior audiência de televisão na história dos Jogos Pan-americanos. Foi a primeira transmissão esportiva em alta definição do Brasil.

Veja Também: