Missão Brasileira aprova instalações dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011

Mascotes promovem o Pan Americano no méxico  / Foto: DivulgaçãoGuadalajara - Em visita de inspeção encerrada nesta quinta-feira, dia 9, em Guadalajara, a Missão do Comitê Olímpico Brasileiro formada pelo próprio COB e por dez Confederações Brasileiras Olímpicas aprovou as instalações esportivas dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011.

 "As reuniões com o Comitê Organizador (COPAG) foram muito proveitosas e serviram para acertamos detalhes importantes sobre a estada do Time Brasil durante os Jogos, como hospedagem na Vila Pan-americana e nas subsedes, serviços médicos, logística para chegada e partida dos materiais e instalações esportivas. Está tudo correndo bem, dentro dos prazos previstos pelo COPAG, o que reforça a nossa confiança de que teremos uma boa edição dos Jogos Pan-americanos", afirmou Bernard Rajzman, que será o Chefe da Missão brasileira no Pan 2011.

Além de Guadalajara, houve também vistoria em Puerto Vallarta, cidade que abrigará quatro modalidades: vela, vôlei de praia, triatlo e maratonas aquáticas. "A raia da vela é excelente, porém terá pouco vento em outubro", explicou Bernard. A comitiva visitou ainda as cidades de Tapalpa (ciclismo mountain bike) e Guzman (remo e canoagem). "A presença dos chefes de equipe de dez Confederações foi fundamental para que vissem de perto as instalações esportivas e os locais de treinamento. Isso facilitará muito o planejamento de cada modalidade para os Jogos Pan-americanos 2011. Estão todos satisfeitos com o que viram", disse Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

A comitiva ficou bem impressionada com o andamento das obras da Vila Pan-americana. Os prédios já estão prontos, restando agora o acabamento dos apartamentos e a montagem do restaurante e da Zona Internacional, que terão estruturas provisórias. Em relação à Vila, o COB conseguiu transferir a delegação brasileira para o prédio 6, que fica em uma área mais isolada e recebe a incidência de sol lateralmente. "Isso dará mais conforto aos nossos aos nossos atletas, já que não estaremos na principal via da Vila mas permaneceremos próximos do restaurante, da saída e chegada dos ônibus e da Policlínica", explicou José Roberto Perillier, gerente de alto rendimento do COB.

Dentre as instalações esportivas visitadas, a que demandou maior atenção foi o estádio de atletismo. Apesar do local ainda ser um canteiro de obras, o chefe de equipe do atletismo, José Antonio Fernandes, se mostrou confiante quanto à conclusão das obras no prazo previsto pelos organizadores. "As arquibancadas já estão prontas, assim como toda a estrutura hidráulica e elétrica do campo. Tenho certeza que tudo ficará pronto a tempo", afirmou José Antonio.

Assim como o atletismo, fizeram parte da comitiva os chefes de equipe da canoagem (Sebastian Cuattrin), ciclismo mountain bike (Antonio Silvestre), futebol masculino (Antonio Gonzaga), futebol feminino (Célio Giraldes), handebol (Cássio Marques), hipismo (Antonio Alegria), remo (Sergio Brasil), tiro esportivo (Ricardo Brenck), vela (Martha Rocha) e vôlei (Antonio Rizola). 

Em Guadalajara 2011 o Brasil terá cerca de 550 atletas e 220 oficiais, o que representará a maior delegação esportiva brasileira que já saiu do país.