Resultados esportivos da América do Sul cresceram 57% em Pans

O Brasil teve um ótimo desempenho em Guadalajara, terminando em terceiro lugar no quadro de medalhas / Foto: Wagner Carmo / Inovafoto / COBSão Paulo - Um estudo realizado pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) comprovou que a América do Sul vem alcançando constante evolução no número de medalhas em Jogos Pan-americanos. O estudo leva em consideração as quatro últimas edições do evento. De Winnipeg 1999 a Guadalajara 2011, os países sul-americanos subiram de 292 para 459 medalhas, um crescimento de 57,1%.

A América do Norte, por exemplo, teve diminuição de desempenho, passando de 549 medalhas em 1999 para 488 na edição de 2011, no México. Já a América Central subiu, de Winnipeg para Guadalajara, de 7 para 17 medalhas, enquanto o Caribe subiu de 200 para 213.

Nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, os países da ODESUR conquistaram ainda o maior crescimento em termos de medalhas de ouro dentre os quatro continentes que participam da competição. Em 1999, foram 67 medalhas douradas, enquanto em 2011 este número chegou a 114.

A América do Sul foi a única região que apresentou crescimento constante nas últimas quatro edições de Jogos Pan-americanos, tanto em termos de medalhas de ouro, quanto no total de medalhas. "O crescimento qualitativo do esporte sul-americano deve-se ao intenso trabalho da Organização Desportiva Sul-americana no estímulo de ações de desenvolvimento. A representação dos países sul-americanos em eventos esportivos internacionais cresce a cada ano, bem como a qualidade da organização de eventos em nosso continente. Temos grandes desafios pela frente, mas esta evolução nos dá certeza de que estamos no caminho certo", declarou Carlos Arthur Nuzman, presidente da ODESUR.