Seleção feminina de polo aquático garante o bronze

Brasileiras bateram as cubanas na disputa de terceiro lugar / Foto: Divulgação

Toronto - A seleção feminina de polo aquático derrotou Cuba nesta terça-feira, 14 de julho, por 9 a 6, e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Se antes as meninas do Brasil estavam um pouco desapontadas por saberem que poderiam chegar ao menos na final, a vitória sobre Cuba e a conquista do bronze trouxeram alívio e satisfação. E, melhor, a esperança de que, com a continuidade do trabalho, a equipe tem condições de alcançar bons resultados futuramente.

A equipe é comandada pelo treinador canadense Pat Oaten, um dos muitos técnicos estrangeiros que dirigem equipes ou atletas, de várias modalidades, do Time Brasil. Uma de suas comandadas, a goleira Tess Oliveira, foi um dos destaques da equipe brasileira nos Jogos Pan-americanos de Toronto. Feliz com a medalha conquistada e com sua participação nos Jogos, ela projeta uma evolução da equipe feminina não só para os Jogos Olímpicos Rio 2016 como para depois deste evento.
 
"Mais do que a cor da medalha, é saber que há uma evolução nítida do nosso time. Por exemplo, empatamos com o Canadá – e poderíamos ter ganho –, que jogou em casa e enfrenta as melhores equipes de igual para igual. Então, sabemos que evoluímos, e isso é o mais importante", destacou Tess.
 
A goleira lembra que, nos últimos anos, a equipe tem participado de grandes eventos internacionais, treinado constantemente e se reunido por mais tempo do que em épocas anteriores.
 
"Antes a gente se reunia para treinar faltando uns dois meses para começar um evento, como os Jogos Pan-americanos. Agora, já nos reunimos com mais antecedência, temos um técnico experiente, que respira 100% polo aquático, e isso tem refletido nas nossas atuações".
 
Os gols brasileiros foram marcados por Izabella Chiappini (6), Helene Badocco (2) e Gabriela Dias (1).

Veja Também: