Brasil confirma favoritismo e vai à final do handebol

Deonise marcou sete gols e comandou a Selecão Brasileira / Foto: Thiago Bernardes / FramePhotoDeonise marcou sete gols e comandou a Selecão Brasileira / Foto: Thiago Bernardes / FramePhoto

Toronto - O Brasil caminha para a disputa de mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta quarta-feira, a seleção feminina de handebol derrotou o Uruguai por 40 a 22 e se classificou para a final da modalidade, que será disputada nesta sexta-feira.

Com o resultado, a seleção segue invicta na competição. Na estreia da fase de grupos, derrotou Porto Rico pela menor diferença em relação aos adversários: 38 a 21. Na sequência, passou pelo Canadá com o placar de 48 a 12 e, por fim, se garantiu como líder do Grupo A ao vencer o México por 34 a 19. As brasileiras são as atuais campeãs mundiais da categoria e favoritas ao título no Pan.
 
O Brasil abriu o placar com Fernanda, fruto de uma jogada de contra-ataque. O Uruguai demorou para marcar o primeiro, após outros dois gols das brasileiras. A equipe adversária teve dificuldades de impor a marcação, deixando a seleção em vantagem no placar, com 11 a 6. Pouco antes do fim da etapa inicia, Deonise, sozinha, passou pela goleira com uma boa jogada e anotou mais um: 17 a 8. O primeiro tempo terminou com as brasileiras em vantagem por 18 a 11.
 
No segundo tempo, o Brasil imprimiu um ritmo ainda mais intenso e, marcando desde o primeiro minuto, abriu uma diferença de dez pontos em relação ao Uruguai. Em lance rápido, Paola Santos deixou o gol e Alê aproveitou para balançar as redes mais uma vez. Na sequência, em jogada de contra-ataque, Deonise seguiu sozinha em direção à área e fez o 27º do Brasil - contra 15 do Uruguai.
 
Durante um período da segunda etapa, as brasileiras diminuíram o ritmo e abriram espaço para as rivais atacarem. Em poucos minutos, as uruguaias diminuíram para 27 a 19, mas a reação durou pouco. Com disposição para levar a classificação com grande vantagem, o Brasil seguiu atacando e, a dez minutos do fim da partida, já via os marcadores apontarem 31 a 19. O jogo terminou com o placar de 40 a 22.
 
Com a vaga garantida na final, as brasileiras buscam o pentacampeonato em Jogos Pan-Americanos - ficando com o título em Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003), Rio de Janeiro (2007) e Guadalajara (2011). Apenas em Indianápolis (1987) e Mar del Plata (1995) ficaram com o bronze. O adversário do Brasil na disputa do ouro será decidido às 21h30 (de Brasília), do confronto entre Argentina e México.

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook