Hoje é o dia do recorde de Thiago Pereira, o Mister Pan

Thiago Pereira / Foto: Divulgação

Toronto - Chegou o último dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. E que pode ser ainda mais especial se vier acompanhado do recorde de números de medalhas do nadador Thiago Pereira. Com 21 medalhas pan-americanas em sua carreira, o brasileiro pode chegar a 23, já que está na final dos 200m medley (5º tempo, 2m01s68) e ajudou a classificar o 4x100m medley (nota: À noite, Thiago será substituído por Guilherme Guido). Se tudo correr bem, Thiago supera o ginasta cubano Érick Lopez, detentor de 22 pódios. 
 
Nas eliminatórias dos 200m medley, Henrique Rodrigues e Thiago Pereira classificaram-se com o 1º e o 5º tempo, respectivamente, 1m59s91 e 2m01s60. Thiago analisou todas as emoções dos últimos dias.
 
"Ontem (sex) foi tranquilo. É mais no dia mesmo, lógico que fiquei muito chateado. Mas não tinha o que fazer, não tenho que ficar remoendo, voltando isto. É bola pra frente. Eu sou assim, sempre fui. Daqueles que passou o dia, acabou. Agora é bola pra frente pois a competição não terminou. Tem estas provas (200m e 4x100m medley) em que preciso representar bem meu país, independente de resultados pessoais. Hoje fui bem, me classifiquei para a final dos 200m medley e ajudei o time do 4x100 nas eliminatórias e vamos ver à noite. Aproveito para agradecer o enorme número de mensagens de apoio, carinho. Isto é o que mais vale na minha carreira, a quantidade de amigos que fiz". 
 
Henrique ficou muito satisfeito com seu tempo. "Fazer 1m59 de manhã está muito bom. Pretendo melhorar muito à noite, estou raspado e preparado pra fazer uma boa prova - resumiu. Já Thiago disse que após uma boa noite de sono, acordou tranquilo e pensando nas provas que ainda iria competir. E que agora, com a participação na final dos 200m medley garantida, pensa apenas em fazer o seu melhor, representar bem o Brasil e conquistar duas medalhas hoje (sáb) à noite, nos 200m medley e 4x100m medley, nesta última com a ajuda do quarteto que competirá pois Thiago abriu o reveza (estilo costas) apenas pela manhã. Na final vai ser substituído por Guilherme Guido, bronze na distância da modalidade no dia de ontem (sex)". 
 
Joanna Maranhão e Gabi Roncatto ficaram em terceiro em sua séries nos 200m medley (a 2ª e a 3ª, respectivamente), mas com sensações distintas. Joanna estava tranquila quanto a entrar na final; já Gabi temeu ficar de fora. "Segurei um pouco e agora estou com o quarto tempo. Ainda tem uma americana, outra canadense e mais a Gabi. Não vou ficar de fora", disse Joanna, que acabou com o sexto tempo, 2m15s32. 
 
Já Gabriele acabou na 8ª posição, com 2m17s67 "e fiquei com um pouco de medo de não entrar na final, pois a série anterior foi mais forte do que se esperava. Mas agora, classificada, é focar na final. Vou ver as parciais pra ter uma noção do que posso fazer para melhorar à noite. Gostei da forma como nadei pois não me senti cansada como nos 400 medley". Nadando junto com Gabriele, a americana Caitlin Leverenz marcou 2m11s04 e quebrou o recorde do Pan, que era de sua compatriota, Julia Smith, 2m13s07, feito no Rio de Janeiro/2007.
 
Os dois revezamentos medley do Brasil terminaram em terceira nas eliminatórias. Em ambos haverá duas trocas no quarteto das preliminares. No feminino saem Natalia Luccas e Beatriz Travalon, substituídas, respectivamente, por Etiene Medeiros (costas) e Jhennifer Conceição (peito), mantendo Daynara de Paula (borboleta) e Larissa Oliveira (livre). Nos tempos entre eliminatórias e finais do peito, Jhennifer fez mais baixo do Travalon. No masculino, além de Thiago, que sai do estilo costas para a entrada de Guido, competiram nas eliminatórias de hoje Felipe Lima (peito), Arthur Mendes (borboleta) e Marcelo Chierighini (livre). Os dois últimos serão mantidos, e Felipe Lima será substituído por seu "xará" Felipe França. 
 
"Estou muito feliz em estar aqui no Pan em minha primeira seleção adulta. Nos 100m borboleta, nadei pra 52s alto (52s85 e na final 52s73), enquanto no último Maria Lenk nadei duas vezes para 52s baixo (52s35 e 52s33). Ficou aquela sensação de que poderia ser melhor, mas no Mundial, quando estaremos mais preparados, poderei fazer mais. Já na final do reveza, hoje à noite, vamos vir com tudo. Quero muito uma medalha", disse Arthur Mendes, 21 anos e detentor de um bronze nesta prova no Mundial Junior.
 
Na série da manhã dos 800m livre, Bruna Primatti fez o melhor tempo da prova e da carreira, com 8m40s75. Ainda assim não estava completamente satisfeita, "foi legal porque desde as Olimpíadas da Juventude de Nanjing que não abaixava meus tempos. Mas queria ter nadado pra menos de 8m40. Medalha sei que é difícil pois a série da noite vai ser forte. Mas espero ficar entre as oito no final de tudo" - completou Bruna, cujo melhor tempo era na casa de 8m42.
 
Brasileiros nas eliminatórias da 5ª etapa - 18/7
 
800m livre F - Série fraca: 1) Bruna Primatti, 8m40s75. Carolina Bilich disputa a série forte à noite. 
 
200m medley F = 6) Joanna Maranhão, 2m15s32 / 8) Gabriele Roncatto, 2m17s67. Ambas classificadas para a Final. 
 
200m medley M = 1) Henrique Rodrigues, 1m59s91 / 5) Thiago Pereira, 2m01s68. Classificados para a Final.
 
1500m livre M = Brandonn Almeida e Lucas Kanieski disputam a série forte à noite. 
 
4x100m medley F = 3) Brasil (Natalia de Luccas, Beatriz Travalon, Daynara de Paula e Larissa Oliveira) - 4m11s06
 
4x100m medley M = 3) Brasil (Thiago Pereira, Felipe Lima, Arthur Mendes e Marcelo Chierighini) - 3m42s83
 
PROGRAMAÇÃO - hora local (hora de Brasília)
 
Dia 18/07 - sábado
 
19h (20h) - FINAIS - 800 Livre F (Carolina Bilich na série forte. Bruna Primati foi a 1ª da série fraca pela manhã com 8m40s75) / 200 Medley F e M (Joanna Maranhão, Gabriele Roncatto, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues) / 1500 Livre M (Brandonn Almeida e Lucas Kanieski na série forte) / 4x100 Medley F e M
 


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook