Juliana dos Santos ganha o primeiro ouro para o atletismo

Juliana dos Santos / Foto: Divulgação / COB

Toronto - A primeira medalha de ouro do atletismo, nas provas de pista, é do Brasil. Juliana dos Santos, após arrancada espetacular na última volta, venceu os 5.000m feminino, sendo a primeira brasileira medalhista de ouro da modalidade nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Até então, o Brasil ganhara no atletismo duas pratas e um bronze, todas em provas de rua. Para completar, Jucilene de Lima conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo. As duas conquistas foram na manhã desta terça-feira, 21 de julho, primeira parte do dia na programação da modalidade.

"Dedico esse ouro ao meu filho (Miguel), não é fácil ser mãe e atleta ao mesmo tempo. E foi uma surpresa para mim, não sou especialista nessa prova, mas estou gostando cada vez mais de corrê-la", comentou Juliana, esposa do maratonista Marílson dos Santos, e que voltou a disputar os Jogos depois de uma parada por conta do nascimento de Miguel – a atleta foi medalha de ouro nos 1.500m nos Jogos Rio 2007.
 
A corredora fez questão de destacar a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil, no Canadá, para os Jogos Pan-americanos. O atletismo está concentrado em York, onde fez período de aclimatação, mesmo local onde são disputadas as provas de atletismo.
 
"Fiquei muito bem impressionada com a estrutura, tem médico, fisioterapeuta, nutricionista à nossa disposição, está tudo muito bom. Como fiquei um tempo sem correr, isso me impressionou bastante, como está tudo muito melhor", disse a atleta.
 
Enquanto Juliana cruzava a linha de chegada, Jucilene disputava a prova de lançamento de dardo. Ela chegou a ficar na liderança, mas sua marca, de 60.42 foi batida no fim pela canadense Elizabeth Gleadle (62.83), medalha de ouro e pela norte-americana Kara Winger (61.44), prata. Laila Domingos, com 58.19, foi a quarta colocada.
 
"É claro que você quer lançar sempre melhor, mas saio muito feliz com esse bronze, é minha primeira medalha nos Jogos Pan-americanos", disse a atleta, de 24 anos.
 
Ainda durante a manhã, Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos disputaram as eliminatórias dos 100 metros rasos e se passaram às semifinais.
 
No salto em distância, Higor Alves avançou à final ao alcançar 7,86m e ficar em terceiro no grupo A da fase de classificação (quarto  no geral). A briga pelo ouro acontece nesta quarta-feira, às 19h05 (de Brasília). Alexsandro de Melo, com 7,51m, ficou fora da disputa por medalhas.
 
Na prova masculina do salto com vara, Thiago Braz e Fábio da Silva não conseguiram passar o sarrafo em nenhuma das três tentativas e foram eliminados. Nos 100 metros rasos masculino, Vitor Hugo dos Santos (10s31) e José Carlos Moreira, que queimou a largada, também não avançaram. Assim como Jailma de Lima, que ficou em sexto lugar na primeira semifinal dos 400m com barreira, com o tempo de 58s72.

Veja Também: