Orlando Luz estreia com vitória tranquila

Orlando Luz enfrentará tenista americano na segunda rodada / Foto: Divulgação / COB

Canadá - Foi em alto estilo que o tênis abriu os seus trabalhos nos Jogos Pan-americanos na manhã desse sábado (10). O enorme complexo que recebe a modalidade, atualmente chamado de Aviva Centre, é um dos palcos mais tradicionais do esporte em todo o mundo. Nele, é disputado a cada ano a Roger’s Cup, evento da série Masters 1000 do circuito mundial da ATP. Os jogos da primeira rodada da chave de simples masculino deram início à briga por medalhas em Toronto.

Logo no primeiro jogo do dia, às 10h no horário local, o atual número 2 do ranking mundial juvenil Orlando Luz entrou confiante em quadra para enfrentar o hondurenho Alejandro Obando. Se sentindo bem e totalmente adaptado à áspera e lenta quadra de cimento do Aviva Centre, o brasileiro resolveu rápido a parada e, sem sustos, fechou a partida com um duplo 6/1, em apenas 40 minutos de jogo. “O perigo de um duelo como esse é que meu adversário entra em quadra já sabendo quem eu sou, conhecendo o meu jogo e preparado para me enfrentar. Já eu, preciso descobrir os pontos fracos dele e montar a minha tática apenas durante o jogo. Apesar do resultado e do pouco tempo de duração da partida, hoje eu demorei para me soltar e saquei muito mal. Mas foi apenas a estreia, e sempre bate um pouco de nervosismo. Amanhã, na segunda rodada, com certeza jogarei melhor”, disse Orlandinho logo após a vitória. Na segunda rodada, o brasileiro enfrenta o norte-americano Dennis Novikov, cabeça de chave número 4 do torneio.
 
Logo na sequência, foi a vez de João Menezes entrar em quadra para enfrentar o uruguaio Ariel Behar. Com um jogo consistente, baseado na combinação de um ótimo saque e boas devoluções, o brasileiro venceu rápido o primeiro set e teve maior dificuldade no segundo, chegando a sacar com um 5/2 contra e a salvar um set point. Mas com a cabeça no lugar e a confiança inabalável, João fechou em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/3 no Tie-Break) em 1:23h de jogo. “Apesar de ser a minha estreia em Jogos Pan-americanos, entrei em quadra me sentindo muito bem. Isso foi importante para me dar confiança, e quando meu adversário entrou no jogo, pude me manter firme e confirmar a vitória”, disse João Menezes, que complementou: “Espero manter o mesmo nível nos próximos jogos e conseguir ir longe no torneio. A sensação de poder representar meu país é muito boa, e estou muito focado em ir bem nessa competição”. Seu próximo adversário é o chileno Nicolas Jarry, cabeça de chave número 5.
 
A única derrota brasileira do dia aconteceu na partida mais longa e emocionante de toda a primeira rodada. Em um duelo com várias reviravoltas, games longos e 2:40h de duração sob o forte sol do verão canadense, Marcelo Zormann lutou muito e até teve dois match points a seu favor, mas os desperdiçou e foi derrotado de virada pelo dominicano E. Roberto Cid por 2 sets a 1 (6x4 / 2x6 / 5x7). “Realmente foi um jogo muito duro. Enfrentei um adversário que tomou a iniciativa durante a maior parte do jogo, e acho que isso definiu a partida. Ele teve muitos méritos nessa vitória”, disse Zormann. Eliminado na chave de simples, o brasileiro pensa agora exclusivamente nas duplas, nas quais fará parceria com Orlando Luz. “Agora é manter a minha cabeça no lugar e me preparar para entrar forte no torneio de duplas, sempre pensando ponto a ponto na luta por uma medalha. Apesar do jogo longo de hoje, estou bem fisicamente, e com muita vontade de sair daqui com uma medalha no peito”, finalizou Zormann.
 
Programação Tênis - Sábado (11/07) – Horário de Brasília
 
Simples Masculino – Segunda Rodada
 
Orlando Luz x Dennis Novikov (EUA) 11:00h - Quadra 4
João Menezes x Nicolas Jarry (CHI) Não antes das 11:45h - Quadra 1
 
Simples Feminino - Primeira Rodada
 
Gabriela Cé x Gaby Dabrowski (CAN) Não antes das 14h - Quadra Central
Paula Gonçalves x Daniela Seguel (CHI) Não antes das 14h - Quadra 5

Veja Também: