Priscila Oliveira e William Muinhos participam da Copa do Mundo

Priscila Oliveira / Foto: Divulgação/UIPMPriscila Oliveira / Foto: Divulgação/UIPM

Hungria - O Brasil esteve presente nas qualificações da terceira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada desde esta quinta-feira, dia 3, em Kecskemét, na Hungria. A competição está bastante disputada com 164 pentatletas de 30 países e iniciou as disputas pela qualificação feminina.
 
Nela, Priscila Oliveira, 29 anos, ficou em 64º depois de somar 896 pontos. Na semifinal entre os homens, nesta sexta, dia 4, William Muinhos foi o 75º com 1.023 pontos.
 
Tanto os brasileiros quanto os demais competidores da Copa da Hungria encararam as disputas desta quinta e sexta no Kecskeméti Bath (natação), no Pavilhão Desportivo István Messzi (esgrima) e no Centro Recreativo Zoltán Benkó (laser-run). O hipismo não esteve presente nas qualificações, já que só é disputado nas finais de eventos do Pentatlo Moderno.
 
Em sua prova, Priscila competiu ao lado de outras 75 competidoras de 23 países. A pernambucana começou nadando os 200 metros estilo livre da natação em 2min20s40, garantindo 270 pontos. Na esgrima, ela conquistou mais 270 pontos e no laser-run, terminou as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 14min12s97 (448).
 
A qualificação masculina contou com 88 nomes de 27 nações. William começou a disputa em 2min11s77 na natação. Na esgrima, o carioca assegurou 194 pontos e no laser-run cravou os 12min38s57 (542).
 
William foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica.
 
Final feminina - As duas finais da Copa do Mundo da Hungria serão realizadas neste fim de semana; a feminina neste sábado, dia 5, e a dos homens no domingo, dia 6. Dentre os 72 classificados (36 para cada evento) há algumas surpresas, como a ausência da inglesa Samantha Murray, prata em Londres 2012. Na qualificação, a pentatleta ficou em 48º, com 943, fora da zona das 36 finalistas.
 
Por outro lado, a grande decisão entre as mulheres terá as duas últimas campeãs olímpicas, a australiana Chloe Esposito (Rio 2016) e a lituana Laura Asadaukaite (Londres 2012). Além delas, estarão presentes a atual campeã Mundial e bronze na última Final da Copa do Mundo, a russa Gylnaz Gubaydullina, que é a atual líder do ranking mundial; a atual vice-campeã Mundial e prata na Final da Copa de 2016, a húngara Szofia Folhazi; a campeã Mundial de 2016, a húngara Sarolta Kovacs; e a medalhista de bronze no último Mundial, a bielorrussa Anastasiya Prokopenko, vice-líder do ranking mundial.
 
Final masculina - Na grande decisão entre os homens, a surpresa é pela não-classificação do atual líder do ranking mundial e vice-campeão Mundial, o húngaro Robert Kasza, que não pontuou na prova de laser-run desta sexta. Outra ausência surpresa será a do italiano Riccardo De Luca, campeão da Final da Copa do Mundo de 2015. Ele foi o 43º na qualificação.
 
Já entre os finalistas estão os atuais campeão e vice-campeão olímpicos, o russo Aleksander Lesun e o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, respectivamente; o atual campeão Mundial e bronze no Mundial de 2016, o sul-coreano Jung Jingwa, que é o quarto colocado no ranking mundial; o medalhista de bronze no último Mundial, o lituano Justinas Kinderis; o campeão e o vice-campeão da Final da Copa de 2016, o inglês James Cooke e o alemão Patrick Dogue, respectivamente; o campeão da Final da Copa de 2014, o sul-coreano Jun Woongtae, terceiro no ranking mundial; e o medalhista de bronze na Final da Copa de 2015, o cazaqui Pavel Ilyashenko.
 
Depois das finais feminina e masculina, a Copa da Hungria vai encerrar suas disputas com o revezamento misto, na segunda, dia 7. Os brasileiros não vão participar do evento.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook