Após 2014 fraco, Yane quer vaga olímpica e pódios em 2015

Yane Marques inicia os treinos para 2015 já em fevereiro / Foto: Thiago Augustto

Rio de Janeiro - Yane Marques ficou famosa no Brasil todo ao surpreender o país no último final de semana dos Jogos de Londres, em 2012, e levar a medalha de bronze no pentatlo moderno. Em 2014, porém, a brasileira acabou subindo menos do que esperava ao pódio. 

Mesmo tendo conquistado o primeiro lugar nos Jogos Sul-Americanos e no Pan da sua modalidade, Yane não conseguiu repetir o resultado de 2012: conquistar um pódio representativo a nível mundial. Ficou distante da disputa por medalhas no Mundial de pentatlo da Polônia e na Copa do Mundo. 

Havia muita expectativa para Yane no Mundial já que a brasileira tinha sido vice-campeã na edição anterior. Mas a brasileira amargou uma 14ª colocação. 

Nada disso porém impede que ela considere a temporada positiva, já que, para ela, houve uma evolução técnica e também física. 

"Não foi a minha melhor temporada, mas houve uma evolução técnica. Melhorei muito a corrida, o tiro e a equitação também. Hoje tenho uma nutricionista perto de mim. Não sigo um roteiro de calorias, mas como pouca fritura, bebo pouco refrigerante. Não sou proibida de nada, mas é uma dieta para não engordar nem emagrecer demias, para manter o percentual de gordura eqilibrado", explica em entrevista ao GloboEsporte.com.

Yane diz que ficará bastante tempo fora do país em 2015 e que o ano será tão importante quanto 2016, nos Jogos Olímpicos, disputados em casa. 

"É muito delicado competir em casa. Há quem ache que teremos uma vantagem, mas isso não acontece. Há a possibilidade de pódio para mim, por ter subido em 2012, mas no pentatlo há incógnitas. Cada atleta tem um problema, eu tenho cinco (risos). Quero garantir a minha vaga e treinar bem, assim como fiz para Londres", conclui. 

Em 2015 uma das maiores prioridades de Yane será a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá.