Brasil terá 4 representantes na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

orneio abre principal circuito internacional da modalidade / Foto: Divulgação

São Paulo - A partir desta quarta-feira, dia 28, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) dá início ao circuito internacional de competições regidas pela entidade em 2018. A competição ocorrerá no Cairo, no Egito, e será até domingo, 4 de março.
 
A primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade reúne esgrima, natação, hipismo e o laser-run (tiro a laser e corrida). O Brasil estará presente com quatro nomes: Maria Ieda Guimarães, 17, no feminino; e Danilo Fagundes, 30, Felipe Nascimento, 24, e William Muinhos, 24, no masculino.
 
Durante os cinco dias de disputas, o torneio espera receber cerca de 150 pentatletas de 30 países. Todas as provas na capital egípcia vão acontecer no Platinum Club. O evento que abrirá a competição na quarta será a qualificação feminina, onde estaremos representados por Maria Ieda Guimarães.
 
Será a primeira Copa do Mundo da carioca que, em outubro, vai representar o país também nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A jovem atleta é uma revelação do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.
 
"Acredito que será uma boa experiência, já que vou competir com mulheres de categorias acima da minha e acredito que isso seja muito bom para meu desenvolvimento como atleta", anima-se Maria Ieda, que, por ter 17 anos, oficialmente é da categoria Jovem A do Pentatlo Moderno.
 
No Egito, a atleta espera melhorar suas marcas pessoais. Ela conta que sua participação na primeira etapa da Copa do Mundo será um importante treinamento para competir na Argentina, em outubro.
 
"Muitas pentatletas que estarão lá possuem uma enorme experiência e esse é um dos aprendizados que me inspiram e que preciso levar para os Jogos Olímpicos da Juventude", ela defende.
 
Melhor Pentatleta de 2017 presente - Um dia depois de Maria Ieda estrear na Copa do Egito, será a vez dos homens encararem a qualificação deles no torneio. Dentre os três que vão nos representar na disputa masculina, está aquele que acabou de ser anunciado como o Melhor Pentatleta de 2017 pelo Prêmio Brasil Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB): Danilo Fagundes.
 
O carioca que completou 30 anos neste domingo, 25, nove deles no Pentatlo Moderno, vai para sua 18ª Copa do Mundo. O número 3 do ranking nacional conta que colocou a disputa em sua programação para o ano por se tratar de um "evento importante e de peso".
 
"Estou numa fase de treinos que não é competitiva, mas fiz alguns testes e espero fazer o melhor no Egito", conta o atual campeão Brasileiro e vice Sul-Americano. "Como no ano passado, quero fazer uma boa prova para dar sequência ao planejamento", ele acrescenta.
 
Líder do ranking também presente - William Muinhos, que assim como Danilo foi revelado no PentaJovem-RJ, compartilha da justificativa do colega para participar da Copa do Mundo do Egito. Para o líder do ranking nacional, é importante estar no primeiro grande evento da temporada para ver como está em relação ao nível mundial logo no início do ano.
 
"Conforme a gente vai ganhando experiência, não nos cobramos tanto mais com o resultado em si, de colocação; preferimos melhorar nossas marcas", William conta, sobre sua expectativa para a competição.
 
"Se eu fizer uma boa esgrima e um bom combinado, o resultado virá e espero que seja o suficiente para eu me classificar para a Final", acrescenta ele, que também tem nove anos no Pentatlo Moderno e vai para sua 13ª disputa de Copa do Mundo.
 
 
Veja Também: