Brasileira se classifica para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018

Maria Ieda Guimarães atingiu o feito ao ser a melhor sul-americana na qualificação para a competição do ano que vem em Buenos Aires, que aconteceu nesta quarta, 30, no México / Foto: Divulgação

México - O Brasil saiu com saldo positivo da qualificação americana do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Durante a disputa nesta quarta, 30, que acontece paralelamente ao Campeonato Pan-Americano Júnior da modalidade, em Mérida, no México, Maria Ieda Guimarães foi a melhor sul-americana dentre as 19 pentatletas dos nove países participantes. O feito foi o suficiente para ela se classificar para o torneio do ano que vem na Argentina.
 
Na classificação geral, a brasileira de 17 anos ficou em 6º após somar 733 pontos. A disputa teve o país anfitrião nos três primeiros lugares, encabeçado por Melissa Meireles, que conquistou 857 pontos e levou a vaga destinada aos países das Américas do Norte e Central na qualificação. Suas compatriotas Oliver Mayran (826) e Alejandra Garcia (799) vieram logo em seguida.
 
Na disputa masculina, o Brasil contou com Matheus Romanelli, que ficou em 2º dentre os sul-americanos e em 14º na classificação geral. O evento entre os homens teve o mesmo número de competidores da prova feminina, 18, só que com oito países presentes. O carioca de 18 anos somou 674 pontos. 
 
O México teve dobradinha nos primeiros lugares entre eles, com Sergio Flores (946) garantindo a vaga para Buenos Aires 2018. Alexis Vazquez (922) veio logo depois, seguido do guatemalteco Jairo Ramos (913).
 
Disputa direta com Chile, Uruguai e Venezuela - Além do Brasil, que também estava de olho na vaga destinada aos países da região sul do continente para Buenos Aires 2018 foram Chile, Uruguai e Venezuela. Os três países contaram com representantes em pelo menos uma das duas disputas desta quarta.
 
Para ser a melhor dentre eles no grupo feminino, a brasileira Maria Ieda começou o dia vencendo 26 duelos com a esgrima, somando 256 pontos na luta com a espada. Logo depois, ela nadou os 200 metros estilo livre em 2min28s38, o que lhe deu 254 pontos. No laser-run, a carioca completou as quatro séries de cincos acertos de tiro a laser, intercaladas com 800 metros de corrida, em 15min07s, convertidos em 223 pontos.
 
Romanelli teve 25 vitórias na esgrima (227), cravou os 2min22s80 na natação (265) e terminou o laser-run em 15min48s (182).
 
O Pan-Americano Júnior segue nesta quinta com a disputa entre os homens valendo o título do campeonato. Nesta sexta, 1º, é a vez da prova entre as mulheres.
 
Tanto Maria Ieda quanto Matheus foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a descoberta e revelação de novos nomes na modalidade. Os dois viajaram para o México com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
 
Europa sai na frente - O Pentatlo Moderno está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde a sua primeira edição, em Cingapura 2010. Diferentemente dos Jogos Olímpicos tradicionais, a modalidade no torneio para jovens competidores não tem o hipismo. Os atletas, de 15 a 18 anos, encaram a esgrima, a natação e o laser-run (tiro a laser e corrida).
 
A Europa foi a primeira a realizar qualificação continental da modalidade para Buenos Aires 2018. Lá, seis atletas garantiram vagas: o italiano Malan Giorgio, o russo Gromadskii Egor e o polonês Kasperczak Kamil, no masculino; e a húngara Gulyas Michele, a espanhola Heredia Laura e a italina Mercuri Beatrice, no feminino.
 
Calendário do Pan Júnior do México 
 
Quarta (30 de agosto): Qualificação para Buenos Aires 2018
Quinta (31 de agosto): Disputa Masculina do Pan-Americano
Sexta (1º de setembro): Disputa Feminina do Pan-Americano
Sábado (2 de setembro): Dia Cultural 
Domingo (3 de setembro): Revezamento misto do Pan-Americano

Veja Também: