Evento-teste do pentathlon moderno começa nesta quinta

Competição em Deodoro terá todos os medalhistas dos Jogos de Londres 2012 em ação, entre eles Yane Marques, do Brasil, bronze na Inglaterra / Foto:  Andrea Cordeiro/Ministério do Esporte

Rio de Janeiro - A partir desta quinta-feira (10.03) e até a próxima segunda (14.03), cerca de 180 atletas, de 40 países, participam, no Rio de Janeiro, da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que marcará o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Um dos esportes mais dinâmicos do cronograma olímpico, o pentatlo reúne competições de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. Por isso, o evento no Parque Olímpico de Deodoro, uma das quatro regiões da capital fluminense que receberão disputas durante os Jogos Rio 2016 (as outras são Barra da Tijuca, Maracanã e Copacabana), testará não uma, mas três áreas de competição: a Arena da Juventude (palco dos duelos de esgrima), o Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado) e o Centro Aquático de Deodoro (natação), cuja piscina será entregue oficialmente nesta quinta-feira (leia abaixo).
 
Entre os atletas brasileiros, o destaque é a pernambucana Yane Marques, contemplada com a Bolsa Pódio do governo federal, que nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 conquistou a medalha de bronze, feito que marcou o único pódio olímpico da história do país na modalidade.
 
Yane é a única brasileira com vaga confirmada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e tem ainda no currículo medalhas nas principais competições internacionais da modalidade, como o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos (foi ouro no Rio 2007 e Toronto 2015, além de ter ficado com a prata em Guadalajara 2011) e a prata e o bronze nos Campeonatos Mundiais de 2013 e 2015, respectivamente.
 
Além de Yane, a equipe brasileira contará com Priscila Oliveira, Isabela Abreu, Larissa Lellys, William Muinhos, Danilo Fagundes, Victor Aguiar e Felipe Nascimento. Todos recebem Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
 
Já entre as estrelas internacionais, o evento-teste do pentatlo moderno contará com a presença de todos os outros medalhistas dos Jogos de Londres 2012. No masculino, estão confirmados o tcheco David Svoboda, atual campeão olímpico, o chinês Cao Zhongrong (prata) e o húngaro Adam Marosi (bronze). No feminino, os destaques são a lituana e atual campeã olímpica Laura Asadauskaite e a inglesa Samantha Murray (prata em Londres 2012). Além dos atuais medalhistas olímpicos, competirão no Rio o italiano Riccardo De Luca, atual campeão da Copa do Mundo, e a alemã Lena Schoneborn, campeã mundial em 2015, o que só reforça o altíssimo nível da competição
 
Para o alemão Klaus Schormann, presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), entidade que rege a modalidade internacionalmente, o evento-teste será um aperitivo do que o mundo verá em agosto durante os Jogos Olímpicos. “Nós visitamos o Rio de Janeiro pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2013 e será fascinante ver os maiores pentatletas do mundo duelando aqui nestas magníficas instalações”, elogiou Schormann em matéria publicada recentemente no site da UIPM. “Eu gostaria de agradecer ao comitê organizador local, à Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno e ao time do Rio 2016 por organizar esse importante evento. Eu tenho certeza de o evento vai aumentar o nosso apetite imensamente para a nossa próxima visita, em agosto”, prosseguiu o dirigente.
 
Entrega da piscina - No início de março, duas arenas que serão utilizadas no evento-teste do pentatlo moderno foram entregues oficialmente: o Estádio de Deodoro (que nos dias 5 e 6 de março foi palco do evento-teste de rúgbi) e a Arena da Juventude. Nesta quinta-feira (10.3), será entregue mais uma estrutura, a piscina do Centro Aquático de Deodoro, palco da prova de natação do evento-teste do pentatlo.
 
O Centro Aquático de Deodoro é mais uma das estruturas do Parque Olímpico de Deodoro e recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões em reformas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O Centro foi construído pelo Ministério do Esporte e da Defesa para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
 
Após as reformas, o Centro Aquático – que após o Pan de 2007 passou a ser a sede de treinamentos e de competições nacionais e internacionais da modalidade – ganhou novo revestimento interno na piscina, além de um novo revestimento de toda a área externa. Os blocos de partida foram trocados por modelos novos e foram readequadas as instalações hidrossanitárias, de incêndio, elétricas e de gás.
 
Além disso, toda a estrutura física foi reforçada para acomodar a arquibancada temporária que será erguida para os Jogos. O Centro Aquático também fará parte da Rede Nacional de Treinamento, que o Ministério do Esporte está constituindo em todo o país como um dos maiores legados dos Jogos Rio 2016
 
Esporte imprevisível - Técnico de Yane Marques, Priscila Oliveira e Larissa Lellys, o coronel Alexandre França, que trabalha com Yane desde 2003, ressaltou o alto nível das instalações em Deodoro. “A estrutura é excepcional. Não deixa nada a dever para qualquer outro lugar do mundo. Ela permite que os nossos atletas possam apurar suas técnicas nas mesmas condições dos principais atletas do mundo”.
 
Para ele, esta competição no Rio de Janeiro terá um nível técnico mais alto até do que nos Jogos Olímpicos. “Esse evento-teste é mais forte do que uma Olimpíada porque na Olimpíada você tem a cota representativa por países. Aqui não existe isso”, explicou.
 
Alexandre França lembrou que os brasileiros disputarão a prova como parte da preparação para os Jogos Olímpicos e, portanto, o objetivo é competir bem, mas sem a responsabilidade de subir ao pódio. “O nosso foco não é conquistar resultado agora. Mas isso não quer dizer que não vamos buscar o nosso melhor. Nossa preparação é feita sempre visando competir muito bem”.
 
Em relação ao que se pode esperar do país nos Jogos Olímpicos, o treinador diz que é fazer qualquer previsão no pentatlo moderno é algo muito difícil, principalmente entre as mulheres, que só passaram a competir em Olimpíadas a partir de Sydney 2000. Desde aquela edição na Oceania, 12 diferentes atletas subiram ao pódio olímpico no pentatlo feminino. Ou seja, ninguém até hoje conquistou duas medalhas nos Jogos entre as mulheres.
 
“O pentatlo é um esporte é um que tem muito mais variáveis do que os outros. É difícil apontar favoritas. Em geral, temos oito a dez atletas que podem conquistar medalhas e nossa meta para os Jogos Olímpicos é colocar a Yane nesse grupo”, encerrou o coronel Alexandre França.
 
Programação do Evento-teste – 2ª etapa da Copa do Mundo
 
Quinta-feira (10/03) -   Qualificação feminina
Sexta-feira (11/03) - Qualificação masculina
Sábado (12/03) -  Final feminina
Domingo (13/03) - Final masculina
Segunda-feira (14/03) - Revezamento misto
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook