Disputa mais dinâmica da esgrima pretende modernizar esporte

Atletas lutaram num palco central, em frente ao percurso do hipismo / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Na final feminina do evento teste de pentathlon moderno, que também vale como etapa da Copa do Mundo da categoria, neste sábado, pela primeira vez foi colocada em prática uma disputa mais dinâmica da esgrima, segunda prova do calendário de quatro eventos da modalidade (200m de natação, esgrima, hipismo saltos e o evento combinado de tiro com 1.000m de corrida). 

Na nova configuração, as 36 atletas classificadas para a final disputam a prova no estilo "melhor da mesa". Ou seja, a 36ª enfrenta a 35ª e quem ganhar permanece na disputa, agora enfrentando a 34ª e assim sucessivamente até a primeira colocada na etapa qualificatória da prova. O modelo garante mais dinamismo e torna a esgrima um show à parte para as 15 mil pessoas que poderão acompanhá-la no Estádio de Deodoro na Rio 2016.

"O teste é para gente avaliar realmente todas as condições que essa estrutura oferece. É interessante pro público, a gente entende a mensagem, é uma modernização do esporte", explica Gustavo Nascimento, diretor de instalações da Rio 2016. 

Yane Marques, do Brasil, se saiu bem na prova de esgrima, vencendo três lutas / Foto: Esporte Alternativo

Ele diz, porém, que é preciso cautela. "Mas a gente tem que ter a garantia de que é factível e que não vai comprometer o calendário como um todo. Vamos fazer a avaliação com a Federação Internacional e espera até o final desse mês ter uma avaliação sobre isso", emendou.

Klaus Schormann, presidente da União Internacional de Pentathlon Moderno (UIPM), também comentou sobre as instalações em Deodoro e sobre o novo esquema de disputa da esgrima. 

"Tudo o que eles apresentaram até agora nos deixou mais do que surpresos. Boa organização, ótimo time, eu estou muito feliz por eles [os atletas] estarem tendo a oportunidade de performar num nível de instalação tão alto. E a competição de esgrima, como vocês sabem, vai ser diferente pela primeira vez. Vai ser um grande show para os Jogos, imagina 15 mil espectadores acompanhando e entendo o que significam as provas do pentatlo moderno", declarou o alemão. 

Na prova feminina deste sábado, a vencedora foi a italiana Claudia Cesarini. Yane Marques, do Brasil, foi a nona melhor na fase qualificatória e venceu três lutas seguidas, para delírio dos brasileiros convidados que acompanharam a prova.
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook