Divulgadas regras da qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018

Serão 48 vagas que vão ser distribuídas em torneios continentais, um mundial, ranking e mais / Foto: Divulgação/UIPM

São Paulo - O Pentatlo Moderno se prepara para mais uma participação nos Jogos Olímpicos da Juventude. Desta vez, os olhos da modalidade estão virados para a próxima edição do torneio, a terceira, em 2018, em Buenos Aires. O esporte terá 48 representantes dentre os mais de 3 mil atletas da competição, que acontecerá em outubro do ano que vem na capital argentina.
 
Para definir quais serão os pentatletas que estarão no país da América do Sul, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de definir as regras de qualificação para o torneio. Das 48 vagas que o esporte olímpico tem direito em Buenos Aires, 24 são para o sexo masculino e outras 24 para o feminino. Quarenta e duas delas serão determinadas em qualificações continentais, no Mundial Jovem do ano que vem e no ranking de 1º de julho de 2018. 
 
“Dentre as outras quatro restantes, duas serão destinadas ao país sede e outras quatro à UIPM para que ela distribua seguindo conceitos de universalização da modalidade”, completa Fábio Corrêa, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro.
 
De olho no México! - O Brasil quer voltar aos Jogos Olímpicos da Juventude depois da participação na primeira edição do torneio, em 2010, em Cingapura, onde fomos representados por Mariana Laporte e William Muinhos. E a estratégia para retornar à competição já está traçada.
 
“Potencialmente temos dois nomes com condições de conquistar vaga. Para isso, já estamos nos preparando para a qualificação do nosso continente, que acontecerá no fim de agosto e início de setembro no México”, destaca Fábio, de olho nas duas vagas, uma em cada gênero, que serão definidas entre os países da América do Sul.
 
Vagas por continente - Em Buenos Aires 2018, o Pentatlo Moderno terá atletas de 15 a 18 anos. Na distribuição das 18 vagas das qualificações continentais, a África e a Oceania ficaram com duas delas, a Ásia e a América com quatro (nesta última, duas para os países das Américas Central e do Norte e duas para os da América do Sul), e a Europa com seis.
 
“Pela representatividade das Américas dentro do Pentatlo Moderno, o número de vagas para o nosso continente está dentro do padrão das outras seletivas”, comenta Fábio.
 
Após as qualificações continentais, que começam no início de agosto na Europa e acabam em setembro na Ásia/Oceania, 12 vagas serão definidas no Mundial Jovem do ano que vem, em abril, e outras 12 no ranking de julho de 2018.
 
Yes, nós temos revezamento! - Além das disputas individuais, o Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude também conta com o revezamento misto, tradicional nas disputas da modalidade ao longo do ano.
 
“Essa é mais uma oportunidade de o esporte se mostrar diverso, além de o atleta competir e poder sair com mais uma medalha”, reforça Fábio.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook