Pentathlon Moderno dá início à classificação para as Olimpíadas

A brasileira Yane Marques (ao centro) enfrenta a britânica Samantha Murray (à esquerda) e a lituana Laura Asadauskaite para ficar com a medalha de bronze em Londres 2012 / Foto: Alex Livesey / Getty Images

Rio de Janeiro - O pentathlon moderno começa nesta segunda-feira sua trajetória rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Campeonato Asiático, que acontece em Pequim (China) entre os dias 1º e 6 de junho, será o primeiro torneio classificatório do esporte e indicará um total de 12 vagas Olímpicas, distribuídas por país.
 
Estarão em jogo cinco vagas no masculino e cinco vagas no feminino para o continente asiático e mais uma vaga no masculino e uma no feminino para a Oceania (acompanhe aqui a classificação para os Jogos Rio 2016).
 
O pentatlo moderno terá um mês agitado em junho. Após o Asiático, entre os dias 12 e 14 acontece a etapa final da Copa do Mundo, em Minsk (Bielorrússia), cujos atletas campeões no masculino e feminino estarão classificados para os Jogos Olímpicos. E, a partir do dia 28, tem início o Campeonato Mundial, em Berlim (Alemanha), com seis vagas em jogo (três por gênero), distribuídas aos atletas mais bem posicionados que ainda não estejam classificados para o Rio 2016. Cada país tem direito a até quatro representantes nos Jogos (dois por gênero), que terá, ao todo, 72 atletas. Como país-sede, o Brasil tem duas vagas garantidas, uma por gênero.
 
Apesar de ser um esporte ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o público que comparecer ao Parque Olímpico de Deodoro (sede do pentatlo moderno no Rio 2016) poderá ter uma atleta de casa para torcer com boas chances de ganhar uma medalha: Yane Marques. Essa pernambucana começou a praticar pentatlo moderno em 2003 e, já no ano seguinte, foi campeã nacional. Com o bronze em Londres 2012, ela se tornou a única medalhista Olímpica do esporte em todo o hemisfério Sul. Embora ainda não oficialmente classificada, Yane é uma forte candidata ao pódio no Rio 2016.
 
Como funciona - Com inspiração militar, o pentathlon foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C.  O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna.
 
A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas cinco disciplinas em um único dia, acumulando pontos em cada uma delas. O primeiro evento é a prova de 200m livre de natação. Logo após, os competidores retornam à esgrima, onde a vitória garante mais um ponto. Então é a vez do hipismo, em um percurso de 300m a 400m com 12 obstáculos. A combinação dos resultados destes três eventos determina a classificação para a prova combinada de corrida e tiro, que consiste em quatro rodadas com passagens pelo estande de tiro alternadas com uma corrida de 800m. Leva o ouro o atleta que concluir o percurso primeiro.
 
Veja Também: