Pentathlon moderno divulga sistema de classificação para Olimpíadas

Com o bronze, Yane Marques, do Brasil. Com a prata, Samantha Murray da Grã-Bretanha. Com o ouro, Laura Asadauskaite, da Lituânia / Foto: Getty Images / Alex Livesey

Rio de Janeiro - As provas do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 contarão com um total de 72 atletas — 36 no masculino e 36 no feminino. Nesta terça-feira (10.03), a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou o sistema de classificação para o evento. Os atletas serão definidos de acordo com seletivas continentais, mundiais e por um ranking específico que será formado.
 
O Brasil, como país-sede dos Jogos Olímpicos, tem duas vagas asseguradas, uma no masculino e outra no feminino. Cada país tem um limite de quatro classificados, sendo dois de cada gênero. Caso o Brasil conquiste vagas nas seletivas, substituirá a classificação como sede, devolvendo a vaga para o sistema de ranking. A UIPM tem ainda outras quatro vagas para distribuir de acordo com seus próprios critérios.
 
“O sistema classificatório para Rio 2016 é praticamente igual aos produzidos para os Jogos de 2008 e 2012. A reserva estratégica para o país sede é um estímulo importante para o desenvolvimento local do esporte, pois os atletas vão se empenhar para decidir quem representará o Brasil na competição. Além disso, tem um elemento motivador para a torcida que estará presente nas competições no Parque Olímpico de Deodoro”, explicou Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
 
As primeiras vagas serão distribuídas nas seletivas continentais, que irão definir 40 nomes para os Jogos. Serão dois africanos, 10 asiáticos, dois da Oceania, 10 das Américas e 16 da Europa. Para os brasileiros, a oportunidade será nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. O continente americano ganhou duas vagas a mais em relação à última edição dos Jogos Olímpicos.
 
“A UIPM monitora permanentemente o desenvolvimento do Pentatlo Moderno nos continentes. E nos últimos anos, mais países das Américas se estruturaram para oferecer a prática da modalidade aos jovens. Um exemplo marcante foi a inclusão do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, no ano passado. Com este cenário, a UIPM avaliou que os países americanos mereciam mais vagas em detrimento do continente africano onde o Pentatlo vem se desenvolvendo em ritmo mais lento”, afirmou Meirelles.
 
Além das etapas continentais, as seletivas da modalidade vão incluir a final da Copa do Mundo, em maio, na Bielorrússia, e os Mundiais de 2015 e 2016. A última chance de se classificar será pelo ranking específico, que a princípio levará os 12 melhores ao Rio em 2016. A divulgação dos nomes será em 1º de junho do ano que vem.
 
Confira o calendário do pentatlo moderno pré-Rio 2016
 
1º a 6 de junho de 2015 – Campeonato Asiática e da Oceania – Pequim (China) – 12 vagas
12 a 14 de junho de 2015 – Final da Copa do Mundo – Minsk (Bielorrússia) – 2 vagas
28 de junho a 6 de julho de 2015 – Campeonato Mundial – Berlim (Alemanha) – 6 vagas
18 e 19 de julho de 2015 – Jogos Pan-Americanos – Toronto (Canadá) – 10 vagas
17 a 23 de agosto de 2015 – Campeonato Europeu – Bath (Inglaterra) – 16 vagas
21 a 23 de agosto de 2015 – Campeonato Africano – Cairo (Egito) – 2 vagas
17 a 23 de maio de 2016 – Campeonato Mundial – Moscou (Rússia) – 6 vagas
1º de junho de 2016 – Ranking mundial específico – 12 vagas
 
Veja Também: