Pentathlon terá calendário agitado em ano pré-olímpico

O tiro é uma das provas que integra o Pentatlo / Foto: Divulgação / UIPM

Rio de Janeiro - Mais um ano pré-olímpico começa e como de costume as competições do pentatlo moderno na temporada vão se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Até dezembro, os continentes americano, europeu, africano e asiático vão sediar pelo menos um evento da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida.
 
Uma das competições mais aguardada da temporada são os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, que terão as disputas da modalidade realizadas em 18 e 19 de julho. O Brasil tem um histórico bem positivo no torneio. Há quatro anos, em Guadalajara 2011, a pernambucana Yane Marques, bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, foi medalha de prata, e há oito anos, no Pan do Rio, em 2007, ela levou o ouro.
 
“Se conseguirmos seguir toda a programação planejada, ninguém se machucar, por exemplo, e nossos atletas chegaram para as provas em um dia ‘iluminado’, e o pentatlo tem muito disso, tenho a certeza de que faremos uma ótima prova no Canadá, já que estamos vindo em uma evolução fabulosa”, analisa Fábio Corrêa, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
 
Os pentatletas de todo o mundo darão o pontapé inicial para a temporada 2015 no dia 18 de fevereiro, com a primeira etapa da Copa do Mundo, em Sarasota, na Flórida (EUA). É o segundo ano consecutivo que a cidade norte-americana entra no circuito da Copa do Mundo. No ano passado, Sarasota sediou a grande final da competição.
 
A Copa também passará pelo Cairo, capital do Egito, que sediará a segunda etapa entre os dias 19 a 22 de março. Depois, de 9 a 12 de abril, Roma, capital italiana, realiza a terceira qualificação. Kercskemét, na Hungria, será o palco da quarta etapa, de 30 de abril a 3 de maio, fazendo com que o país europeu se mantenha no circuito da competição ano após ano. A grande novidade da temporada fica por conta da final do torneio, que acontecerá de 12 a 14 de maio, em Minsk, capital da Bielorrússia.
 
“As etapas da Copa do Mundo neste ano contemplam sedes tradicionais, que já realizaram competições nacionais e internacionais com uma boa frequência. Já a Bielorrússia, como todo o bloco europeu, tem muita tradição no pentatlo moderno. Por isso mesmo, tenho a certeza de que o país fará uma grande final”, prevê Fábio.
 
América sedia dois Mundiais - Depois do circuito da Copa do Mundo, os pentatletas já vão encarar os três Campeonatos Mundiais. O primeiro deles será o Sênior e acontecerá de 28 de junho a 6 de julho na capital da Alemanha, Berlim. Um mês depois, de 6 a 10 de agosto, a Cidade do México  realizará o Mundial Júnior (para pentatletas de 19 a 21 anos). No ano passado, o país da América do Norte sediou duas competições da modalidade: a primeira etapa da Copa do Mundo, em Acapulco, e o Pan-Americano, na capital.
 
O último Mundial, o Jovem (para pentatletas de 17 e 18 anos), acontecerá de 10 a 14 de setembro em Buenos Aires. Em 2011, o país sul-americano realizou o Mundial Júnior também em sua capital.
 
Entre os Jogos Pan-Americanos, o circuito da Copa do Mundo e os três Mundiais, os principais pentatletas de todo o mundo vão passar pela tradicional Copa Kremlin, nos dias 23 e 24 de maio, na capital russa, Moscou; pelo torneio Campeão dos Campeões, entre 23 e 25 de outubro, em local ainda a ser confirmado; e a volta do Mundial Militar, que neste ano acontecerá de 8 a 10 de outubro, em Mungyong, na Coreia do Sul.
 
No Brasil, os pentatletas terão duas competições nacionais: o Brasileiro de Inverno, nos dias 6 e 7 de junho, na cidade do Rio de Janeiro; e o Brasileiro de Verão, em 3 e 4 de outubro, em Resende, na Região Sul Fluminense.
 
Os brasileiros, assim como os pentatletas dos países vizinhos, ainda vão encarar o Sul-Americano, que neste ano será realizado em Lima, no Peru, de 29 de outubro a 2 de novembro. A cidade já se prepara para realizar os Jogos Pan-Americanos de 2019.
 
“É importante haver um rodízio entre os países sul-americanos para que haja o crescimento do pentatlo moderno na região. O pentatlo é uma competição cara, portanto a sede precisa se preparar para recebê-lo e o Peru está começando um trabalho de base muito bom. Nada melhor que uma competição de bom nível para alavancar o esporte por lá”, acredita Fábio.
 
Calendário do Pentatlo em 2015
 
Copa do Mundo
1ª Etapa (18 a 23 de fevereiro) - Sarasota (EUA)
2ª Etapa (19 a 22 de março) - Cairo (Egito)
3ª Etapa (9 a 12 de abril) - Roma (Itália)
4ª Etapa (30 de abril a 3 de maio) - Kercskemét (Hungria)
Final (12 a 14 de maio) - Minsk (Bielorrússia)
 
Mundiais
Sênior (28 de junho a 6 de julho) - Berlim (Alemanha)
Júnior (6 a 10 de agosto) - Cidade do México (México)
Jovem (10 a 14 de setembro) - Buenos Aires (Argentina)
 
Outras competições
 
Copa Kremlin (23 e 24 de maio) - Moscou (Rússia)
Brasileiro de Inverno (6 e 7 de junho) - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
Jogos Pan-Americanos (18 e 19 de julho) - Toronto (Canadá)
Brasileiro de Verão (3 e 4 de outubro) - Resende, RJ (Brasil)
Mundial Militar (8 a 10 de outubro) - Mungyeong (Coreia do Sul)
Campeão dos Campeões (23 a 25 de outubro) - a confirmar
Sul-Americano (29 de outubro a 2 de novembro) - Lima (Peru)
 
Veja Também: