Bento Gonçalves recebe Sul-Americano de Rugby em fevereiro

Seleção masculina buscará vaga no Pan / Foto: Andrés BartetSão Paulo (SP) - A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, será palco do Campeonato Sul-Americano de Rugby 2011, nos dias 5 e 6 de fevereiro. A disputa reunirá as seleções masculinas e femininas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Venezuela, e valerá vaga, entre os homens, para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México.

"Os atletas e comissões técnicas, além de todos que trabalham na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) estão dedicando suas vidas por um ideal, e estou certo que atingiremos nossos objetivos", afirmou Sami Arap, presidente da CBRu.

O Sul-Americano 2011 terá 40 jogos, de 14 minutos (dois tempos de sete), com sete atletas para cada lado. O sistema de disputa divide as seleções em dois grupos de quatro, sendo que as duas primeiras avançam para as semifinais.

No masculino, Argentina, Chile e Uruguai já estão garantidos no Pan. Com isso, as outras seleções buscarão a vaga restante para a competição intercontinental. A melhor seleção, sem contar a Argentina, disputará uma etapa do Mundial, em 2012. O Pan do México não terá categoria feminina no rugby.

Argentina defende favoritismo entre os homens - Os argentinos são os bichos-papões do rugby sul-americano e defenderão seu favoritismo em Bento Gonçalves. Os "Pumas" têm muita tradição no esporte, venceram todas as edições do torneio e são os atuais vice-campeões da Copa do Mundo de Sevens.

Uruguai, segundo colocado no Sul-Americano 2010, e Chile, terceiro lugar, também aparecem como destaques. O Brasil ficou na quarta posição no ano passao e busca maior evolução. Os recentes resultados, como o terceiro lugar no Sevens de Punta del Este, no Uruguai, foram animadores.

"Estamos no caminho certo e os últimos campeonatos comprovam isso. Mas precisamos ter pé no chão e trabalhar muito para subir degraus", explicou Antonio Martoni, diretor esportivo da CBRu. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Paraguai e Peru.

Hexacampeã, seleção feminina é favorita ao título - Atual hexacampeã sul-americana, a seleção brasileira feminina terá pela frente o desafio de manter a hegemonia no continente. O time, comandado por João Nogueira, venceu todas as edições do campeonato e é o principal favorito neste ano.

"Todo o planejamento foi feito visando buscar experiência em torneios fora da América do Sul. Mas vamos buscar mais este importante resultado", seguiu Martoni. As brasileiras estão no Grupo A, junto com Argentina, Venezuela e Uruguai.