Brasil está pronto para estrear contra a Argentina no Seven del Bosque, nesta sexta

Brasil estreará neste sábado / Foto: Andrés Bartet

São Paulo - Faltando 15 dias para o Campeonato Sul-Americano, a seleção brasileira de rugby terá um grande desafio pela frente. Trata-se do Seven del Bosque, que será realizado nestas sexta e sábado, em Pinamar, província de Buenos Aires, na Argentina. Logo na partida de estreia, o Brasil enfrentará a seleção da casa, que detém a hegemonia no continente e é a atual vice-campeã do mundo, às 20h40 (horário de Brasília).

"Precisamos de jogos contra adversários difíceis, como a Argentina. Nosso objetivo não é medir placares somente. Queremos crescer dentro de campo e acredito muito no potencial do grupo", disse o treinador brasileiro Maurício Coelho. Além dos "Pumas", a seleção jogará contra o time de Mar del Plata, também na sexta, às 22h40, e fechará a primeira fase em confronto com Córdoba, no sábado, às 18 horas.

As duas melhores seleções desta chave enfrentarão nas semifinais, os dois primeiros entre URBA, Paraguai, Uruguai e Entre Ríos. A delegação brasileira chegou a Buenos Aires na quarta-feira e treinou no estádio do Gimnasia y Esgrima. Na quinta, viajou para Pinamar, onde será o torneio.

O grupo de jogadores, capitaneado por Fernando Portugal, tem a presença de Henrique Dantas, Pedro Rosa, João Luiz da Ros, Lucas Duque, Moises Duque, Rafael Santos, Daniel Gregg, Tulio Fiore, Felipe Claro, Diogo Borges, Diego Lopez e Erick Monfrinatt. Além de Maurício, a comissão técnica também conta com Martin Schusterman (treinador), Antonio Luis Gomes de Abreu (preparador físico), Felipe Lapa (fisioterapeuta) e Joaquim Mina (manager).

Torneio na Argentina é o último antes do Sul-Americano - O Seven del Bosque é a última etapa na preparação brasileira para o Sul-Americano, que será em Bento Gonçalves (RS), nos dias 5 e 6 de fevereiro. Brasil, Paraguai, Colômbia, Peru e Venezuela disputarão, entre os homens, uma vaga para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México. Argentina, Uruguai e Chile já estão garantidos. No feminino, que não terá qualificação para o Pan, a seleção brasileira defenderá sua invencibilidade no continente e tentará o sétimo título.