Brasil se despede de torneio de rugby feminino na Holanda

Brasil perdeu para o campeão Canadá / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - A seleção brasileira feminina de rugby finalizou participação no Amsterdã Sevens, neste domingo, dia 22 de Maio, na capital holandesa. Após brilhar na primeira fase, com duas vitórias e uma derrota, o Brasil caiu diante do Espirit Seven, forte combinado francês, e da seleção do Canadá, campeã do torneio.

As canadenses repetiram o que fizeram na primeira fase e impuseram um forte ritmo de jogo, com força, potência e velocidade. As representantes da América do Norte dominaram as ações na etapa inicial e abriram 28 a 0 no placar. O Brasil voltou melhor após o intervalo, não permitiu nenhum ponto do adversário e diminuiu o marcador para 28 a 5.

No jogo seguinte, contra o experiente time francês, a seleção também sofreu no primeiro tempo e recuperou-se nos sete minutos finais. A derrota por 29 a 10 fechou a participação brasileira na disputa.

"Nossa chave nas quartas-de-final foi a mais difícil de todas. Mas foi exatamente para isso que viemos aqui: enfrentar as melhores equipes do mundo e verificar o quanto evoluímos e em que temos que nos concentrar no próximo período de trabalho. As atletas se comportaram muito bem em toda competição. Os problemas dos primeiros tempos dos jogos podem ser corrigidos, com o excelente trabalho de toda a comissão técnica. Toda a equipe está de parabéns pelo desempenho dentro e fora de campo", falou o treinador João Nogueira.

Vitórias na primeira fase - No sábado, as heptacampeãs sul-americanas mostraram bom jogo e venceram duas partidas. Na primeira, contra o AAC Amsterdã, anfitrião do torneio, vitória por 40 a 0. Na sequência, outra grande exibição, desta vez contra o campeão inglês Richmond Heavettes. O triunfo por 22 a 0 deu moral para as brasileiras decidirem o primeiro lugar do grupo contra a Espanha, campeã europeia.

O Brasil não decepcionou e fez um jogo equilibrado do início ao fim. A derrota por 20 a 10 comprovou a evolução do grupo, que em 2010 perdeu para o mesmo adversário por 38 a 0.

A delegação, composta de 13 jogadoras e comissão técnica, permanece até quarta-feira na Holanda e depois vai para Lisboa, em Portugal, onde disputa amistoso contra a seleção da casa, além de jogos com equipes locais.

A comissão técnica também estuda a possibilidade de enfrentar novamente a seleção espanhola, que convidou o Brasil para treinos e um amistoso. Entre 1º e 6 de junho, o time fica em Roma, na Itália, onde participa de outro torneio, nos dias 3 e 4, fechando o tour internacional.

Lista de convocadas
Angélica Gevaerd - SPAC
Ayna Christovam - SPAC
Beatriz da Silva - Desterro RC
Julia Sardá - Desterro RC
Juliana Esteves - Bandeirantes RC
Lucia Beatriz - Charrua RC
Maira Magdaleno da Ros - Desterro RC
Maria Gabriela Ávila - SPAC
Mariana Ramalho - SPAC
Mariana Wyse - Bandeirantes RC
Paula Ishibashi - SPAC
Thais Cruz - SPAC
Viviane Trindade - Niterói RFC