Desafio de Rugby Internacional Brasil x Escócia é atração em junho

Seleção venceu o Paraguai / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - O rugby brasileiro recebe visita especial dos escoceses do Edinburgh (Scottish Select) no mês de junho, para uma série de quatro amistosos. No dia 4, às 13h, a seleção masculina adulta inaugura o Desafio de Rugby Internacional Brasil x Escócia, em Embu das Artes (SP), com transmissão ao vivo do SporTV.

"Faremos um lindo espetáculo e esperamos que a comunidade local compareça em peso. Será uma oportunidade para conhecer de perto o rugby de alto rendimento, torcer e vibrar por nossa seleção", afirmou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Antes do primeiro amistoso, no Estádio Municipal Hermínio Espósito, a CBRu promove uma atividade para centenas de garotos dos programas de rugby infanto-juvenil das entidades Hurra e Rugby para Todos.

Os quatro encontros programados pela CBRu fazem parte da comemoração ao aniversário de 25 anos da primeira visita do time escocês ao Brasil. Em 1986, os europeus visitaram São Paulo e derrotaram a seleção brasileira por 25 x 17.

"Estamos muito felizes com o retorno do Edinburgh. Os recentes resultados do nosso rugby começam a chamar a atenção de países tradicionais. Esperamos que esta excursão torne-se o cartão de visitas e a porta de entrada para que outras equipes britânicas visitem o Brasil. A equipe escocesa será um ótimo teste para nossos atletas de alto rendimento", ressaltou Sami, que defendeu a camisa verde-amarela contra o adversário em 1986.

A seleção masculina finalizou neste mês participação no Sul-Americano, disputado em Puerto Iguazú, na Argentina. A equipe comandada por Rodrigo "Toto" Camardon perdeu para o Chile (25 a 6) e para o Uruguai (39 a 18). A única vitória foi contra o Paraguai (51 a 14). "O resultado final mostrou evolução na maneira de jogar e encarar os adversários, que respeitam mais a gente", lembrou Sami Arap .

Oportunidade para nova geração - O segundo amistoso do desafio testará a força da nova safra da seleção brasileira, formada por jogadores M23 (menores de 23 anos). O Estádio João do Pulo, em São José dos Campos (SP), recebe a partida, no dia 11. Três dias depois, os escoceses encaram um selecionado de jogadores que atuam no estado do Rio de Janeiro. O encontro final ocorre dia 17 de junho, novamente contra a seleção principal do Brasil, em local a ser definido.

Sobre o Edinburgh - Fundado em 1857, o Edinburgh é um dos clubes mais antigos do mundo e membro-fundador da União Escocesa de Rugby. A equipe já produziu 21 atletas para a seleção da local e foi campeã nacional em diversas ocasiões. Em 2009, o clube conquistou o torneio "Scottish Hydro Electric Bowl", vencendo o Aberdeenshire na final.

Neste ano, o clube disputa a Premier League "B", enfrentando equipes britânicas tradicionais, como Nottingham Trent, Birmingham and Loughborough. A última excursão internacional do Edinburgh ocorreu no Japão em 2008.

O Desafio de Rugby Internacional Brasil x Escócia tem patrocínio de Topper, Bradesco, Heineken, Terapêutica e Probiótica. O apoio é da Cultura Inglesa, do Grupo CCR, prefeituras e secretarias de esportes de Embu das Artes e São José dos Campos. A Kiss FM é a rádio oficial do evento.

Brasileiro Universitário confirma data e local - A 2ª edição do Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Sevens será realizada em São Paulo (SP), nos dias 15 e 16 de outubro. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), parceiras na realização do evento, oficializaram o local e a data da competição.

O campo do tradicional clube de Rugby do SPAC, em Santo Amaro, na grande São Paulo, será palco do evento que promete reunir jovens destaques e jogadores de todo País.

"As mudanças na data de realização do torneio foram feitas a pedido de federações e equipes para melhor se organizarem e também para adequarmos os calendários da CBDU e da CBRu. Em relação ao local de competição, após análise das condições de campo e das cidades que se candidataram a receber o evento, foram seis municípios no total, optamos por São Paulo e pelo campo do SPAC para oferecer aos atletas a melhor estrutura dentro e fora da arena", aponta Marcelo Falcão, diretor jurídico da CBDU.