Henrique Platais fala sobre a indicação da IRB

Henrique Platais / Foto: Divulgação São Paulo (SP) - O árbitro Henrique Platais é um dos 30 indicados para participar do Programa de Otimização de Talentos (sigla TOP em inglês), desenvolvido pela Federação Internacional de Rugby (IRB). As atividades serão realizadas em Stellenbosch, na África do Sul, de 24 a 31 de julho e também contará com a presença de treinadores e preparadores físicos.

"Fiquei eufórico e orgulhoso quando soube que fui selecionado. É um sinal de que estamos crescendo e o mundo do rugby começa a olhar para o Brasil. Espero poder representar muito bem o meu país, deixando a melhor impressão possível para que as portas fiquem abertas e assim possamos ter outras oportunidades semelhantes no futuro", comemorou Henrique, de 23 anos, que começou na arbitragem com 18.

"Comecei pela falta de árbitros que havia na época e como sempre fui estudioso das regras e já tinha feito um curso, apitava os jogos. Meu maior sonho é apitar um torneio com nível mundial da Federação Internacional de Rugby", completou Henrique, que já participou de três Sul-Americanos de Sevens, Torneio Cross Border, jogos do Brasileiro e Copa do Brasil e está escalado para o Sul-Americano de XV, neste mês, na Argentina.

Segundo Xavier Torres Vouga, diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a participação de Henrique Platais é um grande avanço para a arbitragem nacional: "Pela primeira vez na história, fomos convidados para um programa de treinamento de arbitragem do IRB. A importância é vital pois é a inserção do Brasil em termos mundiais e não mais somente continentais. Espero que possamos, a partir de agora, enviar um brasileiro por ano para esse programa".