Politécnica(SP) e UCL(ES) vencem primeiro Brasileiro Universitário de Rugby

Politécnica (amarelo e azul) foi campeã do Brasileiro Universitário de Rugby/ Foto: Sylvia DiezSão Paulo (SP) - Politécnica (SP) no masculino e UCL (ES) no feminino são os primeiros campeões do Brasileiro Universitário de Rugby, finalizado neste domingo de sol forte, no Campo do XI/Band Arena, em São Paulo (SP).

Os estudantes da Politécnica superaram os rivais da FTC/Bahia na final, pelo placar de 15 a 0. Para chegar ao jogo decisivo, a Poli venceu a FMU (SP) na semifinal. Antes, na fase de classificação ficou com a segunda posição no Grupo 1, atrás dos baianos.

"Após a derrota para o FTC na primeira fase (19 a 12), mudamos nossa estratégia. Na final, percebemos que a defesa deles estava indo para o ataque e aproveitamos. Vamos comemorar até amanhã (segunda-feira)", afirmou Carlão, jogador da equipe campeã.

A chave feminina foi disputada no sistema de pontos corridos e a UCL (ES) venceu os quatro jogos para ficar com o título. "Somos um time formado neste ano e que buscamos nosso espaço. As meninas foram muito bem e mereceram", contou o Manuel "Manolo" Schiaffino, treinador chileno da equipe capixaba.

A capitã Marcela Scalzer resumiu a satisfação de todo o grupo de jogadoras. "Estamos satisfeitas com o que fizemos no campeonato. Esperamos manter os bons resultados em 2011 e disputar mais jogos em alto nível".

Antonio Martoni, diretor esportivo da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) ressaltou a importância do evento. "Anos atrás era difícil imaginar a realização de um Brasileiro Universitário. E hoje estamos aqui, com jogadores de seis estados, com um bom nível. Queremos aumentar este número em um futuro próximo".

Diretor da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e coordenador da competição, Marcelo Falcão contou os planos para o futuro. "O projeto para o Brasileiro Universitário é realizar as próximas edições com o máximo de estados possível. Também pretendemos receber o Mundial de 2014. O apelo do rugby nos interessou muito. Fomos procurados pelo público universitário e iniciamos esta parceria. Sabemos da força do rugby e tudo que ele representa para o País", afirmou Marcelo Falcão, diretor da CBDU e coordenador da competição.

Resultados
Masculino
Grupo 1

FEA (SP) 17 x 5 LEP Mackenzie (SP)
UFSC (SC) 0 x 15 FTC (BA)
FEA (SP) 0 x 19 Politécnica (SP)
LEP Mackenzie (SP) 0 x 22 UFSC (SC)
FEA (SP) 0 x 31 FTC (BA)
LEP Mackenzie (SP) 0 x 29 Politécnica (SP)
FEA (SP) 5 x 0 UFSC (SC)
FTC (BA) 19 x 12 Politécnica (SP)
LEP Mackenzie (SP) 0 x 27 FTC (BA)
UFSC (SC) 0 x 41 Politécnica (SP)

Grupo 2
FMU Direito (SP) 0 x 17 PUC (SP)
FMU (SP) 7 x 0 UFLA (MG)
FMU Direito (SP) 0 x 27 USP São Francisco (SP)
PUC (SP) 0 x 26 FMU (SP)
FMU Direito (SP) 0 x 36 UFLA (MG)
PUC (SP) 0 x 41 USP São Francisco (SP)
FMU Direito (SP) 5 x 29 FMU (SP)
UFLA (MG) 7 x 12 USP São Francisco (SP)
PUC (SP) 0 x 30 UFLA (MG)
FMU (SP) 0 x 26 USP São Francisco (SP)

Disputa do nono lugar
UFSC (SC) 20 x 0 FMU Direito (SP)
Disputa do sétimo lugar
UFLA (MG) 27 x 0 PUC (SP)
Disputa do quinto lugar
FEA (SP) 24 x 7 LEP Mackenzie (SP)
Semifinais
Politécnica (SP) 10 x 5 USP São Francisco (SP)
FTC (BA) 30 x 0 FMU (SP)
Disputa de terceiro lugar
FMU (SP) 0 x 29 USP São Francisco (SP)
Final
FTC (BA) 0 x 15 Politécnica (SP)

Feminino
USP (SP) 0 x 12 UCL (ES)
UFPE (PE) 7 x 10 UCL (ES)
USP (SP) 0 x 7 UFPE (PE)
USP (SP) 0 x 17 UFPE (PE)
UFPE (PE) 0 x 7 UCL (ES)
USP (SP) 5 x 14 UCL (ES)
-UCL (ES) campeã