São José é campeão brasileiro de Rugby 2010

 Foto: Esporte Alternativo

O São José venceu o Desterro por 20 a 8 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 8 com uma rodada de antecipação. O jogo garantiu o sexto título nacional para o time do Vale do Paraíba e aconteceu no último sábado, dia 25 de setembro, no Centro Esportivo Teatrão, em São José dos Campos (SP). O Esporte Alternativo estava lá e acompanhou de perto todos os detalhes do jogo.

 São José dos Campos, interior de São Paulo. O relógio marca pouco mais de três horas da tarde. Dezenas de pessoas chegam apressadas ao Centro Esportivo da cidade. O estacionamento fica lotado. A torcida organizada com fogos e batuque, faz barulho, na expectativa do início do jogo que pode ser decisivo para o campeonato brasileiro de rugby 2010.

O campo, assim como no futebol, é gramado. Diferente das grandes decisões de campeonato brasileiro, não há nenhum tipo de preocupação com a segurança. Nenhum policial militar. Muitas crianças e apenas uma fita para separar o público do campo. A torcida fica a menos de um metro da linhas do gramado, o que permite participar o tempo todo do jogo. Ao lado de onde iria acontecer a partida, um outro campo, esse de futebol, esporte muito mais conhecido em nosso país. Apesar disso, todas as pessoas, pouco mais de 500 torcedores, parecem estar hipnotizadas. Só querem saber de rugby.

Empurrado pela torcida o São José partiu para o ataque desde o início e passou grande parte do primeiro tempo no campo ofensivo. Os catarinenses do Desterro, bem que tentaram, mas não conseguiram empurrar o time da casa para o outro lado. No intervalo, o placar já marcava 13 a 0.

Depois do apito apontando o final da primeira etapa, os atletas se agrupam em uma roda. O técnico fala. Tudo no meio do gramado.  Ignacio Ferreyra, treinador do São José, orienta o time a cadenciar a partida. Do outro lado, Sérgio Jimenez pede agressividade ao time.

Na segunda etapa o cenário seguiu praticamente o mesmo. Valente, o Desterro diminuiu a diferença para 13 a 8 e sua defesa conseguiu neutralizar os principais ataques do rival. Mas no final do jogo, São José marcou novamente e liquidou a partida, fechando o jogo em 20 a 8 mostrou e conquistando o título brasileiro com uma rodada de antecipação.

"Jogamos muito bem. Sabíamos que seria difícil bater o Desterro, que é um time muito forte. Qualquer erro seria fatal, mas nossa equipe teve um comportamento excelente, principalmente na defesa. Todos estão de parabéns", afirmou Alexandre Spani, capitão do time vencedor.

Apesar da tristeza pela derrota, Daniel Danielewicz, um dos principais jogadores do Desterro, gostou do desempenho do time. "Fizemos o possível e jogamos com o coração, apesar de todas as dificuldades. Temos nosso mérito, mas o São José é um grande time e mereceu o título".

A campanha dos joseenses, invicta até o momento, começou com vitória apertada diante o SPAC, por 13 a 9. No segundo jogo, o São José mostrou sua força ofensiva e aplicou 52 a 3 no Pasteur. Em seguida mais uma vitória com folga, 62 a 0 em cima do UniBrasil/Curitiba. Depois disso, o time do Vale do Paraíba visitou o Niterói e ganhou por 16 a 6. Na rodada anterior, o campeão superou o Rio Branco por 31 a 16 em jogo remarcado.

SPAC supera UniBrasil/Curitiba e assume terceira posição - Jogando em São Paulo (SP), o SPAC ganhou do UniBrasil por 39 a 14 e assumiu a terceira posição do Super 8. Em Maricá (RJ), o Niterói não deu chances e venceu o Bandeirantes, atual campeão, pelo placar de 48 a 0.

Rio Branco e Pasteur jogaram em Barueri (SP) e alcançaram o primeiro empate de toda a competição. A partida terminou em 12 a 12 e foi equilibrada desde o início, segundo os treinadores dos dois times. "O jogo foi muito bom e fomos premiados pelo forte treinamento dos últimos dias. Estamos evoluindo e vamos buscar a vitória no próximo jogo", afirmou Adrien Duarte, treinador do Rio Branco. Paulo Meireles, técnico do Pasteur, concordou. "O Rio Branco foi melhor no começo e depois equilibramos. Foi um ótimo jogo".

Próxima rodada será decisiva na parte inferior da tabela - A próxima rodada do Super 8, que acontece no próximo dia 9 de outubro, será decisiva para os últimos colocados.

Com dois pontos, o UniBrasil/Curitiba é o lanterna e precisa vencer o Pasteur em casa, com ponto extra, e torcer para o Rio Branco perder sua partida contra o SPAC, na capital paulista. O último colocado enfrenta o terceiro melhor da Copa do Brasil para definir a última vaga do Brasileiro 2011.

O campeão São José enfrentará o Bandeirantes em São Paulo (SP) e o Desterro recebe o Niterói, em Florianópolis (SC).