Seleção brasileira de rugby Sevens excursiona na Inglaterra

Grupo treinou em Campos do Jordão / Foto: Sylvia DiezSão Paulo - Em fase de preparação para os Jogos Pan-Americanos, no mês de outubro, em Guadalajara, México, a seleção brasileira masculina de rugby sevens está confirmada para dois torneios tradicionais na Inglaterra no mês de julho. Primeiro, os brasileiros jogarão o Newquay Sevens dias 2 e 3 e depois vão para Londres disputar a 85ª edição do Middlesex Charity Sevens, entre 7 e 9 de julho.

Esta é a primeira vez que uma seleção brasileira é convidada para disputar um torneio de primeira linha, no berço do rugby mundial: o Estádio de Twickenham, em Londres. A delegação viaja nesta quarta-feira.

"Os melhores atletas do mundo atuam na Europa e é fundamental assegurarmos esse intercâmbio internacional. Nossas seleções de rugby sevens tiveram excelente desempenho no Sul-Americano em Bento Gonçalves e esperamos que o grupo da seleção masculina consiga melhorar seu desempenho, enfrentando as melhores equipes do mundo em Londres", declarou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby.

"Nossa meta para a seleção de rugby sevens é Rio 2016. Trabalharemos juntamente com atletas e comissões técnicas para alcançar nossos objetivos, visando representar o Brasil com força, determinação e honra", completou Sami.

A participação nos torneios na Inglaterra foi devido ao empenho de Martin Schusterman, ex-jogador da seleção argentina com inúmeras participações em edições do circuito mundial e atual consultor técnico da seleção brasileira de Sevens.

"Estamos passando por uma fase muito emocionante no rugby brasileiro. Um sucesso que já estamos acostumados com a equipe feminina e que, recentemente, a equipe masculina está mostrando evolução significativa. Com base na motivação e entusiasmo, forte desejo de aprender e incorporar novos conceitos e auto-estima elevada, os jogadores estão crescendo tecnicamente".

A seleção masculina segue em evolução e nesta temporada já venceu todos seus rivais diretos no continente: Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina (pela primeira vez na história).

"A diferença entre Brasil e países vizinhos é cada vez menor, e até, em alguns casos, desapareceu. A viagem de preparação para a Inglaterra é uma prova da seriedade. O Sevens Middlesex é sem dúvida um dos mais exigentes e de mais alto nível que pode jogar o Brasil de hoje. Servirá como um termômetro para os nossos jogadores, medindo forças com jogadores profissionais e experimentando um jogo exigente fisicamente e com uma velocidade maior do que eles estão acostumados, com um jogo de contato mais difícil. Será muito benéfico levar essa experiência para os Jogos Pan-Americanos, pois chegaremos melhor adaptados a esse nível de competição", concluiu Schusterman.

Seleção realizou treinos em Campos do Jordão - O grupo brasileiro participou de treinamentos de quinta-feira a domingo, em Campos do Jordão (SP). A preparação começou no mês passado e terá ainda outras atividades até outubro.

Maurício Coelho, treinador da seleção, definiu a lista de convocados para a excursão na Inglaterra e comemorou a participação. "Será uma grande honra para nós jogar um evento desta magnitude. Trata-se de um dos maiores templos mundiais do rugby, com grandes equipes e um nível excelente. Será uma ótima oportunidade para o crescimento da equipe"

Lista de convocados
Fernando Portugal
João Luiz da Ros
Diego Lopes
Diogo Borges
Henrique Dantas
Lucas Duque
Felipe Claro
Julian Menutti
Moises Duque
Daniel Gregg
Rafael Dawailibi
Erick Monfrinatti