Seleção Brasileira faz campanha histórica no Uruguai

 A seleção masculina disputou quatro partidas no torneio, com três vitórias, sendo uma delas contra o Uruguai / Foto:Rafael SilvaSão Paulo (SP) - A histórica campanha, que culminou com a terceira posição no Sevens de Punta del Este, foi comemorada pelo rugby brasileiro. A seleção masculina disputou quatro partidas no torneio, com três vitórias, sendo uma delas contra o Uruguai - a segunda em competições oficiais - e só perdeu na semifinal para Salta, equipe argentina, no último minuto.

"Conquistamos o respeito dos nossos adversários. Estamos no caminho certo e muito confiantes para o futuro. O grupo está unido e harmonioso", contou Fernando Portugal, capitão do time brasileiro, que também contou com a presença dos jogadores Henrique Dantas, Pedro Rosa, João Luiz da Ros, Lucas Duque, Moises Duque, Rafael Santos, Daniel Gregg, Túlio Fiore e Felipe Claro.

O Brasil, dirigido por Maurício Coelho, estreou na competição, que reuniu Uruguai, Chile, Paraguai e algumas das principais equipes do continente, com vitória por 15 a 0 (tries de Moisés Duque, Rafael Santos e Daniel Gregg), contra o Lobos, time de Punta del Este.

Na sequência, o Brasil superou o argentino Entre Ríos, com try marcado por Felipe Claro. O resultado classificou a seleção para as quartas-de-final, contra a seleção da casa, na noite do domingo. Os brasileiros não se intimidaram com a pressão da torcida e venceram por 15 a 12.

Os uruguaios fizeram 7 a 0, mas antes do intervalo, Rafael Santos diminuiu a diferença para 7 a 5. Já na segunda etapa, Henrique Dantas colocou o Brasil em vantagem de 10 a 7. O Uruguai foi ao ataque e assumiu a dianteira em 12 a 10. Porém no final do confronto, Moisés Duque fez o try decisivo e colocou o Brasil na fase seguinte.

Pela semifinal, o Brasil fez jogo equilibrado contra o Salta. Logo com um minuto de partida, saiu na frente do marcador, após try de Pedro Rosa, convertido por Moisés Duque. Os argentinos voltaram melhor na segunda metade e chegaram à vitória no minuto final. Na decisão, porém, os argentinos foram derrotados pelos compatriotas da URBA, por 19 a 10.

"Esperávamos um bom resultado, mas o desempenho da seleção foi acima do imaginado em Punta del Este. Isso mostra que estamos realizando um bom trabalho. Mas precisamos manter os pés no chão, principalmente visando o Campeonato Sul-Americano", contou Antônio Martoni, diretor esportivo da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A competição continental será realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS), e vale vaga para os Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, em outubro deste ano. Argentina, Chile e Uruguai já têm vaga garantida, restando apenas um lugar para a disputa.

"Nossos maiores adversários são o Paraguai, além da Colômbia, que está crescendo. Mas vamos fazer um grande campeonato, para buscar essa tão sonhada vaga", concluiu Martoni.

Lenda do rugby elogia seleção brasileira - Jonah Lomu, um dos maiores jogadores de todos os tempos, elogiou o desempenho da seleção brasileira no Sevens de Punta del Este. O atleta da Nova Zelândia foi convidado por um dos patrocinadores do evento, acompanhou as partidas de perto e afirmou estar "surpreso e impressionado com o jogo apresentado pela equipe brasileira".