Templários e ABC decidem o título de olho na elite paulista em 2018

A temporada de Rugby XV vai chegando ao seu final em 2017, com a conclusão das Séries B, C e de Desenvolvimento nesse sábado / Foto: Melina Cestari

São Paulo - A temporada de Rugby XV vai chegando ao seu final em 2017, com a conclusão das Séries B, C e de Desenvolvimento nesse sábado no tradicional campo do SPAC, o templo do Rugby nacional e a segunda divisão paulista se encerra com o dérbi do ABC.
 
Em disputa está a cobiçada classificação para a elite estadual em 2018 (o vice-campeão enfrentará o penúltimo colocado na repescagem) e a luta será entre os tradicionais rivais Templários de São Bernardo do Campo e ABC de Santo André, confronto que acontece pela terceira vez nesse ano.
 
Com quase 10 anos de história, o retrospecto histórico é amplamente favorável aos Templários, que nesse ano ainda venceu os dois jogos diante do ABC por pequena margem e é dono de uma campanha invicta na competição, chegando pelo segundo ano seguido à final. Depois de um desgastante segundo semestre onde o clube disputou a segunda divisão nacional paralelamente ao torneio paulista e conquistou a vaga na elite nacional para o próximo ano, a equipe vem já recomposta de seus principais jogadores e pronta para subir um degrau a mais em sua evolução. Apesar do ataque não fazer feio, com o segundo maior poder ofensivo da competição (268 pontos) o destaque é a sua defesa, que sofreu apenas 79 pontos em 10 jogos, média inferior a 8 por partida.
 
E é exatamente esse ponto que será o grande atrativo da partida. Se o representante de São Bernardo do Campo tem uma defesa quase perfeita, os Carneiros do ABC tem um ataque nada menos que fulminante. Foram 388 pontos anotados, quase 40 por partida, o que coloca o time azul e dourado de longe com melhor ataque, liderado por Guilherme Assarito, dono de 125 pontos e Pedro Nunes, o tryman do campeonato com 13 tries, números que não devem ser superados. A defesa também não fez feio, com o segundo melhor desempenho, atrás justamente do adversário desse fim de semana.
 
Surgido em 2008, a fundação do ABC antecede aos Templários, mas enquanto os bernardenses estão em sua sexta temporada na divisão, depois de vencer a Série C em sua primeira participação, o ABC fez em 2017 sua estreia na Série B depois de bater na trave por anos na Série C. Ainda assim, o clube mostrou sua força e pode conquistar o feito inédito de subir duas divisões em anos consecutivos (a Engenharia Mackenzie, que joga a partida preliminar, também pode chegar a essa marca), fruto de trabalho sério de seus integrantes.
 
Bullguer premiará os melhores jogadores das finais - Destino certeiro para os que procuram sanduíches de alta qualidade e ótimo custo-benefício, a Bullguer lançou tendência e iniciou um novo ciclo no mercado das hamburguerias paulistanas ao ser inaugurada em 2015 com lanches montados com capricho que a consolidou como pioneira e referência desde sua abertura. A marca já foi premiada como melhor “Bom e Barato” pela Veja São Paulo Comer e Beber e primeira colocada no ranking do hambúrguer da revista Viagem e Turismo.
 
E o público poderá saborear em primeira mão algumas de suas criações nesse sábado no SPAC, pois ela será o restaurante oficial das finais do Paulista de Rugby nesse ano, além de premiar o Man of the Match de cada uma das finais (escolhidos pelo público nas redes sociais e pelos treinadores), duas iniciativas inéditas em eventos da FPR.
 
Raio X dos clubes
 
Templários (São Bernardo do Campo)
Fundado em 2009
Primeiro campeonato de XV: Paulista C, 2011
Melhor colocação: vice-campeão, 2016
Última vitória sobre o ABC: Templários 14 X 08 ABC (Paulista B – 11/06/2017)
 
ABC (Santo André)
Fundado em 2008
Primeiro campeonato de XV: Paulista C, 2012
Melhor colocação: estreante na divisão, vice-campeão da Série C em 2016
Última vitória sobre o Templários: Nunca venceu. Melhor resultado – ABC 10 X 10 Templários (Copa ABC, 2014)
 
Campeonato Paulista Série B – FINAL
Dia 21/10/2017 às 16h – Templários X ABC
Árbitro: Murilo Bragotto
Auxiliares de linha: Cauã Ricardo e Augusto Cambuzano
4o árbitro: Erika Weiss
Local: SPAC – São Paulo, SP
Entrada: 1Kg de alimento não perecível OU 1 peça de Rugby (bolas, camisetas, shorts) em bom estado
 
Transmissão pela Fan Page da Federação Paulista de Rugby

Veja Também: