Saltos ornamentais têm primeiros classificados para Olimpíadas

A italiana Tania Cagnotto, em ação em Londres 2012: com a 15ª medalha de ouro no Campeonato Europeu, ela conquistou a vaga para a Itália nos saltos ornamentais do Rio 2016 / Foto: Al Bello / Getty Images

Rio de Janeiro - O Campeonato Europeu de Saltos Ornamentais, concluído neste domingo na cidade alemã de Rostock, apontou Ucrânia, Itália, Alemanha e França – países vencedores das provas individuais – como os primeiros classificados para o Rio 2016 nos saltos. 
 
Ucrânia e Itália conquistaram a vaga no torneio feminino através, respectivamente, dos saltos de Iiulia Prokopchuk, na plataforma de 10m, e Tania Cagnotto, no trampolim de 3m (que acumulou sua 15ª medalha de ouro no Europeu). Alemanha e França ficaram com as vagas no masculino graças a Martin Wolfram (plataforma de 10m) e Matthieu Rosset (trampolim de 3m).
 
O campeonato também contou com provas de saltos sincronizados – porém sem chance de classificação para o Rio 2016 – e de trampolim de 1m – que não faz parte do programa Olímpico.
 
Mais quatro campeonatos continentais – inclusive os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 – definirão vagas para o Rio 2016, dentro dos mesmos critérios: classificam-se os países campeões das duas provas individuais, por gênero. As demais vagas Olímpicas serão definidas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (em Kazan, na Rússia, de 24 de julho a 9 de agosto) e na Copa do Mundo FINA (no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de fevereiro de 2016, como evento-teste para os Jogos Olímpicos).
 
Como país-sede, o Brasil tem vagas garantidas nos quatro eventos sincronizados – trampolim de 3m e plataforma de 10m, masculino e feminino – ou seja, oito atletas.
Como funciona
 
A estreia do esporte nos Jogos Olímpicos foi em St. Louis 1904, mas saltos na água já eram praticados desde os séculos XVIII e XIX, com ginastas realizando acrobacias antes de entrar em rios e piscinas da Suécia e Alemanha. O formato da competição passou por diversas alterações até Sydney 2000, com a inclusão dos eventos sincronizados.
 
Os atletas recebem pontos conforme a complexidade de suas acrobacias e precisão com que as executam. Os homens realizam seis saltos, e as mulheres, cinco. Sete juízes atribuem notas de 0 a 10 para cada salto, e as duas mais altas e mais baixas são descartadas. A pontuação restante é somada e multiplicada em função da dificuldade do salto. Em eventos sincronizados, há 11 juízes e seis notas a serem descartadas.
 
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o torneio de saltos ornamentais acontece no Centro Aquático Maria Lenk (Região Barra) nos dias 7 a 10 e 12 a 20 de agosto de 2016.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook