Entrega dos kits da São Silvestre começa nesta quarta-feira

Os kits serão distribuídos no Complexo do Ibirapuera / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - Os participantes da 87ª Corrida Internacional de São Silvestre poderão retirar os kits de participação a partir desta quarta-feira(28), nos dois ginásios de treinamento, próximo às piscinas, do Complexo do Ibirapuera, na rua Manoel da Nóbrega, 1361.

 O processo continua na quinta, dia 29, das 9 às 19 h, e na sexta-feira (30), das 9 às 17 h. A entrega será totalmente informatizada e os atletas poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

"A corrida terá recorde de participantes em 2011 com 25 mil pessoas. Por isso, a dica é tentar fazer o processo o mais rápido possível e se preparar para os 15 quilômetros como os profissionais. E por falar nisso, os pelotões de elite são um dos mais fortes dos últimos anos. No masculino, Marílson Gomes dos Santos tentará o tetra da prova contra a armada africana. No feminino, as meninas do Brasil tentarão um jejum de cinco anos de domínio do Quênia e da Etiópia", recorda Júlio Deodoro, organizador da São Silvestre.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A estrutura do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel. A largada do pelotão geral será às 17h30.

Todos que completarem o percurso levarão receberão pós prova a medalha de participação e poderão baixar no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.

Segurança para os pedestres - A CET, Polícia Militar, Metrô, SPTrans e as organizações do Reveillon na Paulista e da São Silvestre definiram esquema para compatibilização dos eventos na região da Avenida Paulista.

Alguns pontos foram definidos como a instalação de um isolamento na Avenida Brigadeiro Luis Antônio entre Alameda Santos e Rua Cincinato Braga para restringir a travessia de pedestres que chegam principalmente pelo Metrô Brigadeiro, com destino à região do palco do Reveillon.

As travessias serão monitoradas por orientadores e faixas indicarão a alternativa (Viaduto Armando Puglisi) para cruzar a referida via. As organizações do Reveillon e da São Silvestre também colocarão banners em vias de acesso à região (Rua Treze de Maio, Rua Carlos Sampaio e Avenida Brigadeiro Luis Antônio entre outras).

Megaestrutura -Para garantir conforto e segurança dos competidores, a prova terá megaestrutura. O trabalho de montagem já começou na semana passada. São 3.500 profissionais da Yescom, empresa que organiza a São Silvestre. Os números envolvendo o pessoal da Polícia Militar, a Guarda Civil e a Corporação Metropolitana, além de agente da CET e SP Trans atingem 3 mil.

"A São Silvestre busca a cada ano atingir o nível de excelência e todo o grupo de pessoas envolvido está preparado para garantir o conforto e deixar os corredores tranquilos e focados no objetivo", relata Júlio Deodoro, organizador da prova

Mais de 250 profissionais de saúde e 27 ambulâncias com UTI Móvel estarão no percurso da capital paulista.

Mais números da prova
Estrutura
Copos de água - 550 mil
Gelo - 60 mil quilos
Grades - 4.200
Banheiros químicos - 350
Banheiros adaptados para cadeirantes - 10
Cones - 500
Cavaletes - 2.000
Fita - 20 mil metros
Faixas de trânsito - 150
Isotônico - 52 mil garrafas (metade na chegada e metade no percurso)
Barras de cereal- 26 mil
Lanches - 26 mil
Medalhas - 26 mil
Sacolas - 26 mil
Camisetas - 26 mil para atletas
Números de peito - 26 mil
Chip - 26 mil de utilização única

Chegada dos atletas de elite - O pelotão africano começa a chegar em São Paulo nesta quarta-feira (28). Já os atletas da elite de outros estados do Brasil desembarcam na capital na quinta-feira pela manhã. Todos treinarão na cidade na sexta-feira (30).

Novo percurso - A prova do dia 31 de dezembro larga do Masp, na Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e passa por outros pontos como Estádio do Pacaembu, monumento Duque de Caxias, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco. A bandeirada será no Obelisco do Ibirapuera, onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, idealizador da corrida.

Segundo o jornalista e integrante da Academia Paulista de História, Geraldo Nunes, a chegada no Obelisco do Ibirapuera é um marco para a corrida. "É um mausoléu erguido em homenagem aos paulistas que lutaram como voluntários em um exército improvisado que tentou derrubar a Ditadura Vargas, em 1932. Os paulistas foram à luta pedindo respeito a uma constituição, que fora rasgada no Golpe Militar perpetrado por Getúlio Vargas em 1930. A partir dali foi dissolvido o Congresso e todas as decisões partiam por decreto. A ideia do Obelisco partiu de um outro poeta, Guilherme de Almeida ao sugerir que o formato do monumento lembraria a lança levantada pelo povo em favor de um Brasil regido pela democracia".

Resultados de 2010

Masculino:

1º - Marílson Gomes dos Santos (BMF&BOVESPA) - 44min02S
2º - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia-Fila) - 44min50s
3º - James Kwambai (QUE- Nike) - 45min16s
4º - Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 45min35s
5º - Emmanuel Kipkemmei Bett (Quênia-Luasa) - 45min42s

Feminino:
1ª - Alice Timbilili (Quênia-Nike) - 50min19s
2ª - Simone Alves da Silva (BMF&BOVESPA) - 50min25s
3ª - Eunice Kirwa (Quênia-Fila) - 51min42s
4ª- Cruz Nonata da Silva (BMF&BOVESPA) - 51min51s
5ª - Diana Judith Andrade (Equador-) - 52min36s

Cadeirantes
1º - Fernando Aranha Rocha - 46min20s
2º - Jaciel Antonio Paulino (Addfila Fast Wheels) - 46min24s
3º - Carlos Neves de Souza (Addfila Fast Wheels) - 50min31s

No site do evento os participantes podem conhecer a história da SS, desde sua primeira edição, seus campeões, diversos percursos, distâncias e locais em que a prova já foi realizada e outros assuntos referentes à organização técnica.

A competição terá os seguintes horários de largada:
- 15 horas - Cadeirantes
- 15h10min - Atletas com deficiência
- 17h10min - Elite Feminina A e B
- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores