Quênia pode ampliar domínio histórico na elite feminina da São Silvestre

Quenianas na coletiva de 2010 / Foto: Fausto Ferrarias / ZDLSão Paulo - As quenianas dominam o quadro geral de medalhas da Corrida Internacional de São Silvestre desde 1975, quando a prova passou a receber a elite feminina. Para a edição de 2011, seis atletas da elite do país africano estão confirmadas, com destaque para Eunice Jepkirui Kirwa.

A fundista obteve os melhores resultados da carreira neste ano com 32min07s nos 10 quilômetros em Santos e 1h10min29s na Meia Maratona do Rio de Janeiro, quando venceu a prova com novo recorde. Os outros nomes são Bornes Jepkirui Kitur (campeã da Volta da Pampulha 2010), Nancy Jepkosgei Kiprop (recordista da 10k Rio Corrida Pan-Americana de 2011 com 34min08s), Jeptoo Prisca (1h10min8s em Meia Maratona), Nelly Jepkurui (ouro na Maratona de Curitiba 2011), Rumokol Elizabeth Chepkanan (campeã da Meia Maratona de São Paulo 2010).

"O novo percurso é muito rápido e se encaixa no perfil das quenianas, velozes por natureza. Além das sempre favoritas, podemos destacar a etíope campeã de 2008 (Wude Ayalew) e outra tanzaniana (Natalia Sulle)", relata Moacir Coquinho Marconi, agente das africanas.

As quenianas somam oito títulos contra sete de Portugal, da hexacampeã Rosa Mota (1981 até 1986). O primeiro ouro brasileiro foi em 1995 com Carmem de Oliveira. As outras quatro campeãs foram: Roseli Machado (1996), Maria Zeferina Baldaia (2001), Marizete Resende (2002) e Lucélia Peres (2006).

A elite brasileira será representada por nomes de peso como Adriana Aparecida da Silva (campeã pan-americana da maratona), Conceição Oliveira (campeã do Ranking Caixa/CBAt), Maria Zeferina Baldaia, Lucélia Peres, Marily dos Santos, Sueli Pereira, Cruz Nonata e Fabiane Cristine da Silva, quarta e sexta colocadas em 2010, respectivamente.

"Estou pronta para vencer a São Silvestre e iniciar 2012 em grande estilo. Meu objetivo é garantir uma vaga olímpica na Maratona e a prova faz parte dessa busca", relata Adriana Aparecida da Silva, do Pinheiros.

Outro nome de destaque é a campeã de 2008, a etíope Yime Wude Ayalew, que tentará o bi nas ruas de São Paulo. A primeira campeã da São Silvestre em 1975 foi a alemã Christa Valensieck e outros países como México, Sérvia, Estados Unidos, Dinamarca e Equador já tiveram vencedoras.

Resultados do feminino - de 1975 até 2010:
1º - Quênia - 8
2º - Portugal - 7
3º - Brasil - 5
4º - México - 4
5º - Alemanha - 3
6º - EUA - 2
Equador - 2
Etiópia - 2
9º - Dinamarca - 1
10º - Iugoslávia - 1
11º - Sérvia/Montenegro - 1

Entrega de kits no Ibirapuera - A entrega dos kits de participação este ano será feita nos dois novos ginásios de treinamento do Complexo do Ibirapuera (rua Manoel da Nóbrega, 1361), pois o Mauro Pinheiro está em reforma. Os dias serão 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas).

O processo de entrega será totalmente informatizado e os participantes poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A organização do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.

Todos que completarem o percurso levarão receberão pós prova a medalha de participação e poderão baixar no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.

No site do evento os participantes podem conhecer a história da SS, desde sua primeira edição, seus campeões, diversos percursos, distâncias e locais em que a prova já foi realizada e outros assuntos referentes à organização técnica.

A competição terá os seguintes horários de largada:
- 15 horas - Cadeirantes
- 15h10min - Atletas com deficiência
- 17h10min - Elite Feminina A e B
- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook