São Silvestre na Paulista e pronta para atender seus participantes

Largada da São Silvestre em 2011 /  Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - Tornar-se moderna, mas sem perder a força de sua tradição. Este foi o grande desafio da Corrida Internacional de São Silvestre para sua 88ª edição, marcada para o dia 31 de dezembro, encerrando a temporada esportiva nacional.

Para a disputa deste ano, algumas novidades chegam para fazer que a principal prova de rua do país continue sendo um sucesso. O horário da largada é uma destas novidades, passando, pela primeira vez na história, para o período da manhã, com a primeira delas, para atletas, especiais, às 6h50, enquanto a Elite Feminino às 8h40 e Elite Masculino e geral a partir das 9h.
 
Ao longo de seus 87 anos, a São Silvestre teve de encarar algumas mudanças, sendo 12 de percursos e 18 distâncias diferentes, em razão do próprio crescimento. A primeira delas aconteceu em 1989, quando passou a ser realizada de tarde, possibilitando maior segurança para os atletas e público. Agora em 2012, o evento acontecerá pela manhã, como as grandes provas no mundo. Além de atender à parte técnica da prova, ainda atenderá a festiva, já que os atletas terão tempo suficiente para participarem e ainda poderem curtir a passagem de ano junto de seus familiares, especialmente para aqueles de outros estados. 
 
No que diz respeito ao percurso, as tentativas começaram em 2011 e, agora, nova mudança em 2012. Estas alterações também visam sempre se adequar ao crescimento e atender às normas internacionais e, no ano passado, a ideia era evitar o problemas no horário da chegada, por volta das 18h, conflitando com outro grande evento (Réveillon). E ele atendeu às necessidades de melhoria de segurança e ainda ajudou na melhoria dos tempos mesmo com a forte chuva justamente no horário da prova.
 
Em 2012, com o retorno ao tradicional percurso, com largada e chegada na Avenida paulista, e novo horário, outros pontos positivos foram agregados. A prova oferecerá maior segurança e possibilitará a corrida sob clima ameno, diminuindo desgaste dos corredores. De fato, a necessidade de mudança, por menor que fosse, motivou a todos na busca de uma alternativa que mantivesse a prova na Avenida Paulista (chegada) e ao mesmo tempo atendesse ao direito dos moradores de se deslocarem e isso foi atingido.
 
Vale ressaltar ainda os cuidados que os novatos da São Silvestre devem ter. Consultar um médico especializado em medicina esportiva, fazer um check-up, preparar-se com antecedência sob a orientação de professor de Educação Física que entenda de corridas de rua. Na semana da prova nada de treinar forte, apenas caminhadas, manter a alimentação da dieta indicada por um especialista. 
 
Inscrições - O prazo de inscrições para a prova termina no dia 30 de novembro, podendo ser prorrogado ou encerrado a critério da organização. Vale lembrar que o limite é de 25 mil corredores. Os interessados devem fazer a confirmação somente pela internet, no site oficial da competição, www.saosilvestre.com.br, com taxa de R$ 120,00.
 
A entrega do kit de participação está prevista para ser realizada conjuntamente com cortesia da entrega do chip descartável nos dias 28 e 29 de dezembro, das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida - Rua Manoel da Nóbrega, 1361 - São Paulo. Não haverá inscrições e entrega de Kit de participação no dia do Evento e nem após o seu término.