Serviços

Como a quiropraxia pode ajudar quem pratica esporte

Atividade ajuda a evitar lesões / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Você sabe o que é quiropraxia? Sabia que é possível alinhá-la com o esporte? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quiropraxia é uma profissão da saúde dedicada ao diagnóstico, tratamento e a prevenção de desordens do sistema neuromusculoesquelético e seus efeitos no bem estar do indivíduo.
 
Segundo a especialista Juliana Bellangero, o atleta amador e profissional se beneficia da quiropraxia já que com a prática passa a ter uma maior mobilidade articular. Segundo a quiropraxista, os atletas tem aumento da performance e ainda conseguem prevenir e se reabilitar de lesões mais rápido. Ela recomenda no início cuidado para que o corpo entenda aqueles estímulos e passe a funcionar melhor. "O cuidado varia de pessoa para pessoa. O atleta será avaliado e, de acordo com a necessidade, será estabelecida a frequência ideal para que o tratamento alcance resultados".
 
Juliana contou ao Esporte Alternativo que o tratamento é dividido em 3 etapas: 
 
1. Restauração Articular: sessões de 1 a 2x por semana com duração de um ou dois meses. 
 
2. Estabilização: sessões quinzenais. 
 
3. Manutenção: sessões mensais para manter o corpo sempre na sua capacidade máxima. 
 
Por exemplo, seu carro acende uma luz indicando falta de óleo. Ao invés de você repor o líquido, corta o fio que indica a luz. Se você não faria isso com seu carro, também não faria com seu corpo. 
 
É importante tratar a raiz do problema e não só os sintomas. Não podemos desligar o alarme do nosso corpo sem resolver o problema que ele aponta. A quiropraxia entra como removedora das interferências, dando ao corpo condições para ele se recuperar, diminuindo assim sinais e sintomas como a dor.
 
E melhor ainda, ela pode ser aliada do esporte. A quiropraxia esportiva reduz as disfunções biomecânicas por meio de ajustes articulares, liberação de tecidos moles, permitindo que o sistema neuromusculoesquelético funcione de forma saudável, evitando lesões. 
 
Através de "Ajustes" o quiropraxista tem como objetivo melhorar a amplitude de movimento, equilíbrio e propriocepção do corpo, consequentemente otimizar a performance do atleta. Para que isso aconteça é muito importante que o desportista ou atleta profissional tenha um acompanhamento multidisciplinar integrado (alimentação, treinamento personalizado, fortalecimento muscular). 
 
Ronda Rousey, maior atleta feminina do UFC, por exemplo, usa da quiropraxia. "O doutor Sarkis Cholakyan é uma pessoa incrível e um ótimo quiropraxista. Muitas da lesões que eu tenho durante os treinos, eu posso contar com a ajuda dele porque ele sempre me ajuda a melhorar", afirmou a lutadora. 
 
A seleção brasileira de futebol também conta com uma quiropraxista, a doutora Elisa Dallegrave (ABQ 0243). Ela atende aos jogadores na Granja Comary, berço de treinos dos jogadores brasileiros.
 
Serviço:
 
Clínicas:
Rua Ezequiel Freire, 192 conjunto 905 - Santana 
Rua Ministro Jesuino Cardoso, 405 - Vila Olimpia 
 
Tel para agendamento: 
(11) 4883-0122 / (11) 95050-0079
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook