Serviços

Corredores de fim de semana estão sujeitos a lesões caso não sigam procedimentos corretos

No meio dessa multidão de corredores, muitos são considerados atletas de fim de semana, pois praticam o exercício apenas nos dias de folga / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLCuritiba – No Brasil, são realizadas anualmente mais de 600 provas de corridas de rua. Estima-se que 5 milhões de pessoas corram regularmente, fazendo do esporte mais antigo do mundo, o segundo mais popular do país. No meio dessa multidão de corredores, muitos são considerados atletas de fim de semana, pois praticam o exercício apenas nos dias de folga.

 

“É benéfico participar de esportes nos fins de semana, porém se o corpo não estiver condicionado as dores e lesões serão inevitáveis. Isso pode ser perigoso, principalmente se a pessoa for totalmente sedentária. A prática diária de  exercícios físicos permitirá ao atleta ter maior capacidade de atividades físicas”, afirma Alexandre Grupenmacher, diretor da Procorrer.

A primeira medida para quem deseja começar a correr é passar por uma avaliação médica. “É imprescindível saber se o seu corpo está em condições favoráveis à prática de esportes. Em seguida, é preciso elaborar um programa de treinamento que respeite os limites individuais”. Nas primeiras semanas recomenda-se começar com caminhada, o ideal é iniciar devagar e com cautela.

Os exercícios precisam ser orientados por profissionais da área, e executados conforme instrução. A alimentação equilibrada e leve é obrigatória. “A prática deve ser feita com material adequado e em locais recomendados. À medida que o corpo consegue se adaptar à atividade, a sua duração ou intensidade podem ser aumentadas gradativamente”. O uso de equipamentos apropriados é indispensável: calçados com amortecimento, roupas confortáveis e protetor solar.

Cerca de 70% das lesões esportivas atingem os membros inferiores, os mais exigidos durante a corrida. Por isso, opte por um modelo de tênis adequado. Pratique o aquecimento e o alongamento antes e depois das corridas. No caso do surgimento de alguma lesão, reduza a carga de treinos e procure orientação médica. Corra ou caminhe num ritmo confortável, e não hesite em parar no primeiro sinal de desconforto. Hidrate-se sempre.

A atividade física constante promove mais benefícios do que a prática eventual. Por isso, o ideal é que os atletas de fim de semana incorporem em suas rotinas a prática diária de esportes. “Transforme a corrida ou caminhada numa prática prazerosa, reúna a família e os amigos”, aconselha Alexandre.

Dicas para os corredores iniciantes:

- Comece com caminhadas, e aumente o ritmo gradativamente.

- Alimente-se de maneira leve e equilibrada.

- Alongue-se e aqueça-se antes e depois dos treinos.

- Não se esqueça de usar tênis e roupas apropriadas, e protetor solar.

- Hidrate-se.

Serviço

Procorrer

Av. Vicente Machado, n. 320, Centro

Curitiba – PR

(41) 3222-6262

http://www.procorrer.com.br/