Serviços

Corredores do Desafio Pharmaton 2013 prontos para Las Vegas

Alexandra Figueiredo / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Falta pouco para a última e tão esperada prova do Desafio Pharmaton 2013, a Maratona de Las Vegas. Avelino Marques Costa, da ZTrack, Jimena Nunez, da 5Ways, Alex Luiz Rabelo, da Race, Eduardo Bianco Rosada, da Saúde & Performance, Daniel de Jesus Martins, da DLB, Karen Lara, da MPR, Ana Ono, da Trilopez, e Marta Bréscia, da Run&Fun, representarão o Desafio Pharmaton e disputarão a prova ao lado de Alexandra Figueiredo e Thiago Augusto de Medeiros Bianchi. A largada em Las Vegas será às 16h30 (horário local). A maratona é considerada uma das mais especiais da modalidade, com bandas de rock tocando ao longo do percurso para embalar os corredores.
 
Essa é a terceira edição do Desafio Pharmaton, que tem como tema "Eu sou o desafio" e o objetivo de promover o equilíbrio entre corpo e mente para superar os próprios limites. O projeto reuniu cinco corredores de cada uma das oito melhores assessorias esportivas do país. Os corredores que somaram a maior pontuação em cada uma das assessorias, levando em conta os resultados obtidos nas corridas Golden Four Asics, em julho, Track & Field Cidade Jardim, em agosto, e na Eco Run, em outubro, foram os vencedores do Desafio e comemorarão a vitória em Las Vegas. 
 
Os 40 integrantes do Desafio Pharmaton lutaram para bater as marcas que eles mesmos definiram em um questionário prévio utilizado para seleção dos atletas. O detalhe é que eles indicaram suas marcas sem ter ideia de qual seria o critério de avaliação. Somente no dia do lançamento do Desafio, ficaram sabendo como seria o regulamento da disputa.
 
Ansiedade - Próximo do embarque, marcado para esta quinta-feira (14), está difícil controlar a ansiedade. "Essa será a minha oitava maratona e, mesmo assim, a dias da prova, estou muito ansiosa e nervosa", afirma Jimena Nunez, de 42 anos. A pedagoga diz que não fez nenhum treino especial para a Maratona de Las Vegas, mas garante que está bem preparada. "Fiz uma maratona em junho e já estou com um volume de treino e condicionamento físico bons. Treinei bastante quilometragem e por isso vou a Las Vegas para correr o melhor que posso", avisa. 
 
"A única preocupação é que farei uma prova totalmente nova, é noturna e com um clima diferente do que estou acostumada. Estou estudando formas de me preparar bem pra prova, como alimentação e hidratação adequadas. Vou levar a minha experiência sem pensar em tempo", completa a uruguaia que corre há cerca de 12 anos.
 
A diferença de clima e temperatura também é motivo que exige cautela para o empresário Eduardo Bianco. "É uma área de deserto, muito seca. Isso me preocupa. E vou para a prova pensando em fazer um bom tempo, mesmo sendo a minha primeira maratona. Quero fazer entre 3h30 e 3h40. Como é a primeira, será de qualquer jeito a minha melhor marca", conta, sorrindo. Eduardo ainda não se sente ansioso e acredita que está preparado para a competição. "Me preparei bem, mudei os treinos de meia maratona para maratona e estou me sentindo confortável para a prova. Ainda estou bem tranquilo, porque acho que não caiu a ficha. Na hora de embarcar deve dar aquele friozinho na barriga", confessa. 
 
Alexandra Figueiredo foi uma das que conseguiu a vaga "aos 45 do segundo tempo". Ela foi votada pelos colegas do Desafio como a mais engajada nas provas e nas atividades do projeto. "Foi muito emocionante. Eles me ligaram para contar e minha primeira reação foi ficar muda e comecei a tremer. Depois, comecei a chorar e a rir ao mesmo tempo. Até hoje, falar sobre isso me emociona muito. A vibração do grupo era tão boa que, mesmo já tendo tempos baixos, consegui melhorar meu desempenho. O Desafio Pharmaton fez com que 2013 fosse um ano maravilhoso, com novas amizades e motivos para comemorar", exalta a corredora.
 
"Corro desde 2008 e sou atleta de prova curta. Por isso, vou fazer a meia maratona em Las Vegas. Como não sabia que teria uma vaga, não me preparei para uma maratona. Mas os treinos que tenho me condicionam para uma prova de 21km. Assim que recebi a notícia, eu e meu técnico mudamos a planilha de treinamento e traçamos alguns objetivos: ser a primeira brasileira, estar no top 5 da categoria e no top 20 geral. Sei que são metas audaciosas, ainda mais com um clima tão diferente quanto o que estou acostumada, mas vamos ver. Estou muito empolgada", conclui.