Serviços

Desafio Pharmaton define vencedores para correr em Las Vegas

Eduardo Bianco Rosada, da Saúde & Performance / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Uma combinação perfeita para o clima de comemoração e alegria presente na tenda do Desafio Pharmaton na Eco Run, no Jockey Club de São Paulo. A prova de 10 km, no dia 13 deste mês, foi a terceira e última da fase nacional do projeto e ganhou ainda mais importância por definir os classificados para a Maratona de Las Vegas, a cobiçada viagem para os melhores entre os 40 participantes de oito assessorias esportivas.
 
Avelino Marques Costa, da ZTrack, Jimena Nunez, da 5Ways, Alex Luiz Rabelo, da Race, Eduardo Bianco Rosada, da Saúde & Performance, Daniel de Jesus Martins, da DLB, Karen Lara, da MPR, Ana Ono, da Trilopez, e Marta Bréscia, da Run&Fun, conseguiram os melhores resultados em cada uma das assessorias, de acordo com o tempo preestabelecido no questionário inicial do Desafio, para as provas Golden Four Asics, em julho, Track & Field Cidade Jardim, em agosto, e por último na Eco Run. A Maratona de Las Vegas, marcada para 17 de novembro, é considerada uma das provas mais divertidas do mundo, por embalar os corredores com bandas musicais ao longo de um percurso temático, alusivo ao rock'n roll.
 
Duas vagas extras também foram confirmadas após a Eco Run, e surpreenderam os participantes mais engajados e que mais se dedicaram às provas durante o Desafio Pharmaton. A primeira foi para o corredor Thiago Augusto de Medeiros Bianchi e a segunda vaga foi para a participante Alexandra Figueiredo.
 
O Desafio Pharmaton chega à terceira edição com o tema "Eu sou o desafio" e com o objetivo de promover o equilíbrio entre corpo e mente para superar os próprios limites. O projeto reuniu cinco corredores de cada uma das oito melhores assessorias esportivas do país. Nas três provas da fase nacional do projeto, os 40 integrantes do Desafio Pharmaton lutaram para bater as marcas que eles mesmos definiram em um questionário prévio utilizado para seleção dos atletas. O detalhe é que eles indicaram suas marcas sem ter ideia de qual seria o critério de avaliação. Somente no dia do lançamento do Desafio, ficaram sabendo como seria o regulamento da disputa.
 
O empresário Eduardo Bianco, da assessoria Saúde & Performance, foi um dos que foram para a Eco Run com a vaga quase garantida para Las Vegas, mas mesmo assim, fez questão de participar para incentivar os companheiros. "Não consegui baixar o meu tempo. Sabia que não iria muito bem porque estava em ritmo de treinamento para a Maratona, então, durante o percurso, fui ajudando meus amigos para ver se algum deles conseguia a última vaga", afirmou Eduardo, que se mostrou bastante empolgado com a sua ida aos Estados Unidos. "Será a minha primeira maratona e não estou nem dormindo direito".
 
Segundo o empresário, a edição 2013 do Desafio Pharmaton foi sensacional. "Ano passado também participei e foi bem diferente. Esse ano está bem legal porque nos motiva a melhorar o treino. Desde que entrei para o Desafio, estou bem melhor", completou Eduardo.
 
Melhora física e nos tempos também são alguns dos aspectos que mais agradaram e surpreenderam Avelino Marques Costa, da ZTrack. Aos 50 anos, o corredor voltou a bater as marcas que alcançava há 15 anos. "Voltei a correr como aos 35. Com o Desafio Pharmaton 2013, vi que podemos romper nossos limites de novo, mesmo depois de mais de dez anos", contou. A Maratona de Las Vegas será a décima de sua vida, o que lhe dá muito orgulho. "A décima maratona é um marco muito importante. Cada corrida é diferente e sempre um grande momento. Na ZTrack, essa disputa é comemorada com um pin e estou muito feliz por conseguir o meu nesse projeto".
 
Alex Luiz Rabelo, da Race, também estava radiante com a participação em Las Vegas. "Agora sim dá para comemorar. Minha expectativa é de treinar e me alimentar bem parar chegar lá e fazer um bom tempo. A prova deste domingo deu para levar e consegui baixar o meu tempo em quase dois minutos, sendo o melhor nos 10 km até hoje". O fato de ser a primeira vez que irá viajar para o exterior, faz com que a viagem para os Estados Unidos seja ainda mais especial. "Estou empolgado. Terei minha primeira vez em viagem e prova internacional. Só pela experiência já vai valer muito. Estou bem feliz".
 
Prova complicada - Para muitos participantes do Desafio Pharmaton 2013, a Eco Run foi uma prova bastante puxada, principalmente devido ao seu percurso e ao calor no momento da disputa. "Foi bem cansativa. Até consegui pontuar no Desafio, mas não foi possível baixar o meu tempo. Estava muito quente", avaliou Daniel de Jesus Martins, o classificado da DLB, que ainda fez questão de elogiar a organização do projeto. "Está sendo muito legal. Gostei da organização, dos eventos e dos prêmios. A Pharmaton reconheceu o nosso esforço. Só de participar já está sendo ótimo. O Desafio ainda me fez correr pela primeira vez uma meia maratona. Nunca tinha feito e não sabia se ia conseguir. Acredito que esse foi o meu diferencial, porque acabei indo muito bem na prova e pude até pontuar", exaltou. 
 
A uruguaia Jimena Nunez, que vai para Las Vegas representando a 5Ways, concorda com Daniel sobre o nível de dificuldade da prova. "Não estava garantida no grupo dos classificados e dependia do resultado da Eco Run. Foi uma prova bem difícil, principalmente por causa das subidas o percurso ficou bem cansativo. Mas, mesmo assim, consegui melhorar o meu tempo", afirmou. "Estava muito nervosa para a prova de hoje, por causa do Desafio. Era muita pressão. Agora é treinar para fazer o melhor tempo na minha sétima maratona. Desde o início, estive super empolgada com o projeto. Fizemos várias amizades e a interação entre as equipes foi especial", completou a educadora que corre há 12 anos.
 
"A prova realmente foi muito difícil, com muito sobe e desce. Os movimentos e as mudanças que temos que fazer ao longo do percurso são complicados. Mas foi um dia em que deu tudo certo. Me preparei bem porque sou melhor em corridas de longa distância e estava com muita vontade de ganhar. Com certeza saio daqui com a sensação de dever cumprido. Honrei a camisa nessa oportunidade que a Pharmaton me ofereceu aos 42 anos. Quero ir para Las Vegas e me divertir", comemorou Karen Lara, jornalista e corredora da MPR.
 
Ana Ono, da Trilopez, também acredita que a diversão é o que a move no Desafio Pharmaton e em todas as outras corridas que participa. "Sempre vou pela curtição. Na Eco Run, estava voltando de lesão e vim para completar a prova. Estou treinando direto e retomei quase todos os treinos para chegar até lá e fazer um bom tempo". Ana reforça que um dos pontos altos da edição 2013 do Desafio foi a amizade criada entre os participantes. "O mais legal de tudo foi a inclusão e a interação de todos. Tem corredores no grupo que são de elite e tem, nós, os ‘normais’. É gostoso ver de perto e conhecer um pouco mais da história de cada um. Vai ficar saudade desse grupo", disse.
 
Na Run&Fun, a disputa foi a mais acirrada da edição 2013 do Desafio. Marta Bréscia acabou garantindo a vaga e estava bastante satisfeita. "Estou adorando, ainda mais porque a prova de Las Vegas é bem festiva. Esse ano não planejava participar de nenhuma competição internacional e surgiu essa oportunidade. O grupo que conseguimos formar no Desafio é excelente. Aprendi muito com todos. Curti muito a forma de competição, que é bem sadia. Depois de 17 anos de corridas, o projeto me deu uma motivação extra para tentar melhorar e chegar sempre melhor no final das provas", concluiu.