Serviços

Desafio Pharmaton encerra primeira fase na Volta da USP

Corredores do Desafio na largada / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A 49ª Volta Da USP, disputada neste domingo (21) por 2.500 corredores, na Cidade Universitária, em São Paulo, marcou o final da primeira fase do Desafio Pharmaton 2012. Os 300 participantes do projeto cruzaram a linha de chegada com um sorriso no rosto e a sensação de missão cumprida nesse segundo ano do programa que auxilia na busca do equilíbrio entre corpo e mente. Além disso, foram definidos os corredores que ganharam uma viagem para Orlando (EUA) para disputar a Maratona da Disney, em janeiro de 2013. Foram sorteados um atleta de cada uma das oito assessorias esportivas participantes, além de um jornalista.
 
Embora o objetivo do Desafio Pharmaton seja oferecer alternativas para um estilo de vida saudável por meio de reorientação alimentar e exercício físico, o Desafio Pharmaton teve dois corredores no pódio da elite da Volta da USP. Rose Serafim Eid chegou em terceiro lugar nos 10km, com 47min54. A vencedora foi Adriana Aparecida da Silva, com 36min40, representante brasileira na maratona olímpica de Londres. Também com a camiseta laranja do `DESAFIE-SE`, Genildo Ribeiro Fernandes cruzou a linha de chegada em quinto, com o tempo de 34min39. Adriano Bastos, que venceu sete vezes a Maratona da Disney, foi o campeão após 32min37 de prova.
 
"Participar de um projeto como o da Pharmaton é motivador. Como sou um atleta que visa a performance, sei que incentivo os demais a melhorar. Por outro lado, a dedicação das pessoas que estão começando me incentiva também", disse Genildo, corredor da Trilopez. Rose concorda e classifica como nota 10 compartilhar os treinos com pessoas que buscam saúde e uma vida melhor. "Apesar de meu objetivo ser performance, foi uma experiência muito gostosa ver a evolução das pessoas ao longo do ano", afirmou a atleta da Race, que dedicou a medalha de bronze na Volta a USP à mãe, que faleceu dois dias antes da prova.
 
Karen Barbosa é um exemplo de como o Desafio Pharmaton auxilia na mudança de vida das pessoas. Ela completou seus primeiros 10k em uma prova neste domingo, na USP. "Foi uma vitória conseguir completar a corrida bem, sem andar em nenhum momento. Esses cinco meses de treino foram ótimos. Foi bem bacana participar com o grupo, uma coisa que eu nunca tinha feito antes e isso fez a diferença. O incentivo de todo mundo para chegar até o final é fundamental", contou a jornalista da ESPN Brasil, que já tem programado participar de uma meia maratona em 2013.
 
Maratona da Disney - O critério escolhido pelas assessorias para participação do sorteio para correr a Maratona da Disney foi, basicamente, assiduidade nos treinos. E os ganhadores não esconderam a alegria. Carlos Ferreira, da Five Ways contou que pretende correr a meia maratona ao lado da mulher nos Estados Unidos. Os demais sorteados são Eduardo Rodrigues (Trilopez), Maria da Graça Santos (Saúde & Performance), Fabio Martins (MPR), Lucas Takaji (Run & Fun), Juliano Mazzo (Race), Patrick Dherte (DLB) e Rodrigo Queiroz (ZTrack).
 
"Vai ser muito legal poder correr a Disney. O projeto está no caminho certo e a ideia de ampliar para mais cidades, tornar o desafio mais nacional é bem positiva. Vi várias pessoas que começaram a correr e que pela primeira vez completaram 10km ou 5km na Volta da USP. Isso é muito bacana", afirmou André Tarchiani Savazoni, que integrou o Desafio Pharmaton pela MPR e foi o jornalista sorteado para correr a maratona da Disney, onde pretende buscar seu recorde pessoal para os 42km.
 
Saldo mais que positivo - Para Leonardo Velloza, gerente de produtos da Boehringer Ingelheim, a avaliação do segundo ano do Desafio Pharmaton é excepcional. "Entramos no primeiro ano para sentir como funcionava o mundo da corrida, para ver se as pessoas iriam se engajar e o resultado foi superpositivo, com 60 participantes. Agora, em 2021, ampliamos para 300 pessoas com um objetivo único: trazer mais equilíbrio para as pessoas, ajudá-las a ficar mais equilibradas entre corpo e mente. As pessoas querem mais qualidade de vida, mais saúde, e de fato a gente conseguiu", afirmou ele. "Para a marca também foi muito bom, porque queremos estar junto de quem está se desafiando, querendo mudar suas atitudes, seus hábitos, sua qualidade de vida, E a Pharmaton ajuda as pessoas a dar esse primeiro passo. Atingimos nossa expectativa e estamos no momento de planejar 2013. Não queremos apenas engajar os paulistas, queremos engajar o Brasil inteiro.", completou.
 
Benni Boruchowski, Diretor de Marketing da Consumer Health Care da Boehringer Ingelheim, e um dos responsáveis pelo Desafio Pharmaton, também comemora o sucesso do segundo ano do projeto. "O Desafio Pharmaton tem aquela característica em marketing que é a gente acreditar nele. E eu acredito, faço uso do Pharmaton, corro, tenho um monte de amigos correndo. Então, a satisfação não é única e exclusivamente em fazer um projeto que gere para o acionista os resultados que ele quer, mas é ver o pessoal engajado. É esse o marketing que acreditamos, um marketing novo, social, que agrada o acionista e agrada a sociedade. É um baita projeto", analisou ele, que revela expectativa de fechar o ano com 10% a mais de vendas do polivitamínico em relação ao ano passado.
 
Adriano Carvalho, diretor geral da Open, agência que organizou o Desafio Pharmaton, destaca a interação do projeto. "O Desafio Pharmaton ganhou capilaridade ainda maior, com um engajamento e com uma campanha viva e ao vivo feita pelos corredores. O diferencial da campanha foi fazer uma grande imersão nas assessorias esportivas. Vestimos a camisa e o grande resultado é entender o pensamento do corredor, sua necessidade e o que podemos trazer de benefício para esse público, além, claro, do que o Pharmaton já oferece."
 
Marcos Paulo Reis, responsável pela MPR, está no projeto desde o início e acredita que a corrida é a aposta certa. "A corrida, hoje, é o esporte mais praticado no Brasil e o trabalho esta sendo muito bem feito. Entendo que o próximo passo é ampliar o Desafio Pharmaton, mostrando de forma sempre lúdica, em grupo, a importância da atividade física e a importância de um suplemento na vida das pessoas", afirmou o treinador.
 
Diego Lopez, da Tri Lopez, também espera mais para 2013, como mais treinões e a possibilidade de eventos além da USP. O balanço é o melhor possível. "Quero destacar a divulgação na mídia, a motivação extra para os atletas, toda a interação, a parte de união do grupo. O social e o esportivo se juntaram neste projeto."
 
Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012: 
 
- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante oito meses de provas estão participando de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em 21 de outubro)
 
- Estações Pharmaton nos treinões, que abordaram diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva
 
- Uma equipe de nutricionistas tem participação ativa durante alguns treinos ao longo dos oito meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral
 
- Cada assessoria esportiva convidada recebe o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)
 
- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney
 
- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir acorrida internacional em janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela assessoria de imprensa esportiva ZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas
 
- Foram realizados dois Treinões, o último no dia 15 de setembro (15), na USP, com a participação de mais de 250 corredores que estão participando do Desafio. Entre eles, foram realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto
 
- Os participantes farão a Volta da USP, em 21 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores
 
- O site www.desafiopharmaton.com.br dará suporte à ação ao longo do ano, trazendo dicas e informações para todos aqueles que queiram buscar hábitos mais saudáveis, bem como um playlist de músicas para ajudar na concentração durante as corridas