Evento mostra números impressionantes do running no Brasil

Modalidade gera mais de R$ 4 bilhões em negócios / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - A simplicidade do running - nome moderno para as tradicionais corridas a pé - é justamente sua grande arma para se tornar um dos líderes no grupo de esportes adotados por quem quer se manter em forma. E é essa facilidade de começar a praticar que o tempo fez desta modalidade uma paixão do cidadão comum: atualmente, calcula-se em cinco milhões a quantidade de adeptos no Brasil, com cerca de um milhão de atletas amadores.

Uma vitrine deste segmento será mostrada no Brazil Sports Show, maior salão de esportes do País, que acontece de 11 a 14 de agosto no Pavilhão de Exposições da Bienal, em São Paulo (SP). Com 70 mil visitantes previstos, o evento será formado por cinco feiras, entre elas a Running Show - que apresentará um leque extenso de atrações, indo de palestras com ídolos do esporte, clínicas com técnicos consagrados, degustação de equipamentos, exposição de tecnologias de ponta, feira para aquisição de produtos e promoção de negócios entre fabricantes, atacadistas, lojistas e técnicos especializados.

"Podemos afirmar que o running é hoje uma das modalidades que mais crescem no País. O brasileiro descobriu que correr a pé é algo barato e simples que faz muito bem à saúde. O custo-benefício é fantástico, e este esporte é provavelmente o mais acessível que existe", resumiu o idealizador da feira, Sérgio Bernardi, parceiro da Esfera BR - organizadora do Brazil Sports Show. "Os números falam por si: nos anos 2000, existiam aproximadamente 50 competições em todo o Estado de São Paulo. Hoje, esse número saltou para 300 - algo que mostra a vitalidade deste nosso segmento. Isso sem falar no volume de negócios realizados em diferentes setores. A estimativa é que o running gere mais de quatro bilhões de reais por ano no Brasil", detalhou.

"O mercado de varejo cresceu muito, especialmente com as vendas de calçados, superando inclusive as de outras modalidades tradicionalmente muito fortes, como o futebol, por exemplo. Hoje, temos uma gama enorme de calçados especializados, com faixas de preço muito variadas", observou o empresário. "Isso logicamente trouxe um retorno muito grande para quem trabalha com este esporte. E atualmente, com a divulgação constante das vantagens de se manter em forma, estes números só tendem a crescer. Correr e ser saudável nunca esteve tanto na moda - e esperamos que seja uma moda que veio para ficar, já que é muito benéfica para os adeptos", complementou.

"Bota pra correr" - Além de apresentar as novidades e atrair praticantes e técnicos do esporte, a feira também tem a intenção de ser uma plataforma de negócios para fabricantes, fornecedores, organizadores de prova, profissionais de montagem e sinalização, entre diversos outros. "Se você está entre os cinco milhões de adeptos e apaixonados pelos efeitos positivos do running, vai encontrar muita coisa nova e interessante na feira. Mas se você é um profissional ou empresa do setor, então seus motivos para estar lá são as muitas oportunidades de negócios que estarão circulando e acontecendo no evento", disse Bernardi.

A novidade da Running Show para este ano é o "Bota pra Correr", programa criado para incentivar os sedentários a praticar atividade física. "Nossa ideia é fazer com que as pessoas tenham informações para iniciar no esporte, queremos que se sintam incentivadas e que reconheçam os benefícios que essa prática pode trazer. Quem se interessar, receberá recomendações básicas de como começar, além de realizar consultas médicas com profissionais especializados", afirmou o diretor de planejamento do Brazil Sports Show, Eduardo Rodrigues. "Praticar esporte está se tornando uma necessidade para as pessoas que têm boa informação. E nosso objetivo é que elas possam começar da forma correta, com assistência de profissionais de qualidade e experiência", completou.

O salão Brazil Sports Show - Formado por cinco feiras - Running Show, Bike Show, Universo Futebol, Universo Olímpico e Fitness & Nutrition -, mais o congresso Brazil Sports Summit, o salão do esporte deverá receber 70 mil visitantes nos quatro dias de evento, e deve movimentar cerca de 25 milhões de reais. A iniciativa, capitaneada pela Esfera BR em parceria com a Promotrade Feiras e Congressos, é resultado da união de feiras importantes do circuito esportivo nacional, como a Running Show, Universo Futebol, Bike Show, bem como outras feiras de modalidades individuais e olímpicas, que somadas formam o maior salão de esportes do País.