Melhora na mobilidade urbana traz Shimano Fest a São Paulo

Quinta edição foi em Sorocaba / Foto: JB Carvalho / ShimanoQuinta edição foi em Sorocaba / Foto: JB Carvalho / Shimano

São Paulo - Pela primeira vez, a cidade de São Paulo receberá o Shimano Fest, promovido anualmente pela Shimano desde 2010. Nos dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), o Jockey Club, localizado na zona oeste da capital paulista, sede de grandes competições de turfe e shows, reunirá os principais atletas do mountain bike brasileiro e algumas das marcas mais renomadas do mercado mundial de bicicletas. O evento será realizado no mês do Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, e quer comemorar o crescimento da consciência em torno da necessidade de novas alternativas para a mobilidade urbana.

A escolha de São Paulo como sede da sexta edição - após um ano em Santana de Parnaíba, três em Mogi das Cruzes e o último em Sorocaba - demonstra o engajamento da Shimano nas mudanças estruturais promovidas na cidade nos últimos anos, sobretudo a partir da construção de novas ciclovias e do fortalecimento da bicicleta como uma importante modalidade de transporte. Atualmente, São Paulo conta com quase 310 km de ciclovias, e o plano da prefeitura é ampliar esse número para 400 km até o fim de 2015.
 
O Shimano Fest tem entrada gratuita e como principal atração uma prova de mountain bike no formato short track (pista curta), no domingo (12), válida pelo calendário oficial da União Ciclística Internacional (UCI) e distribuindo pontos no ranking olímpico aos vencedores. Também no domingo, acontece o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta pela despoluição do Rio Pinheiros, com largada e chegada no Jockey Club. No sábado, o objetivo é promover um encontro entre todos os grupos e tribos da bicicleta sob o lema #TodoMundoPelaBike. Além disso, haverá uma exposição das principais marcas de bicicletas do mercado com as novidades para 2016, um espaço gastronômico com diversos food trucks, música ao vivo, bicicletário e competições para o público em geral.
 
O acesso ao Shimano Fest 2015 poderá ser feito por bicicleta, aproveitando a ciclovia do Rio Pinheiros, e no domingo utilizando a ciclofaixa de lazer que passa ao lado do Jockey. As estações Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças da CPTM ficam próximas ao Jockey Club e são outras boas opções de transporte.


Veja Também: