Sem ver filho há 1 ano, ultramaratonista fecha volta pelo Brasil na Bienal na véspera do Dia do Pais

Na média, Carlos Dias percorreu 56 km por dia, distância superior a uma maratona / Foto:  DivulgaçãoSão Paulo - Com 18 anos de carreira, o ultramaratonista Carlos dias tem participado de diversas maratonas e corridas de rua pelo Brasil e pelo mundo. Foram muitos desafios durante todo esse tempo, mas nenhum se compara ao que o atleta aceitou fazer no ano passado: percorrer todo o Brasil em prol de uma causa, a das crianças. E a chegada dessa megamaratona de dimensões continentais pelos quatro cantos do país terminará às 15h00 deste sábado, dia 13 de Agosto, dentro do Brazil Sports Show, o maior salão de esportes do país, no Pavilhão do Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Ao entrar no complexo da Bienal, Carlos terá completado 18.250 quilômetros de percurso em 325 dias, ou impressionantes quatro vezes o percurso entre os pontos mais ao sul e ao norte do Brasil, que distam 4.394,7 quilômetros entre si. Para cumprir este desafio, Carlos Dias está um ano longe de casa - e aguarda com ansiedade o momento de rever o filho, que reencontrará um dia antes do Dia dos Pais. "Nem sei como vou reagir. Será uma emoção grande demais", adiantou.

Na média, Carlos Dias percorreu 56 quilômetros por dia - ou seja, distância superior à de uma maratona, que é de 42 quilômetros. Da largada, que aconteceu no dia 24 de setembro de 2010, em São Paulo, até o momento da chegada, Carlos terá passado por todos os Estados e Distrito Federal. O atleta cruzou mais de 2.500 cidades em seu trajeto, conhecendo diversos lugares e pessoas dos mais variados estilos, vivendo situações distintas e algumas aventuras. Segundo Carlos, uma das coisas mais marcantes de sua ultramaratona foi a hospitalidade de todos que cruzaram seu caminho.

"Fiquei impressionado com as pessoas que me acolheram em suas casas, seus estabelecimentos. Pessoas diferentes que nunca tinham me visto na vida. Eu era um completo estranho para elas, mas mesmo assim me ajudavam. Fiz verdadeiros amigos. Deixei várias amizades em cada ponto do Brasil", disse o corredor.

Além do aspecto esportivo, a corrida de Carlos pelo Brasil tem um lado social. Cada quilômetro percorrido está sendo vendido por R$ 2,00 no blog do atleta,
www.carlosdiasultra.com.br  O dinheiro arrecado será doado ao Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Cânces (GRAACC), uma conceituada instituição sem fins lucrativos voltada para um problema social bastante sensível.

Inspiração do filho - Foi ao conhecer o GRAACC em 2008 que a ideia de percorrer o país surgiu. "Sempre tive o sonho de conhecer o Brasil, mas de uma forma especial. Eu queria fortalecer meu conhecimento. Antes, precisava passar por vários processos, trabalhar minha parte mental e emocional. Depois de estar preparado, apareceu essa oportunidade de cruzar o Brasil com uma causa importante. Fortaleço o convite a todos para comprar quilômetros e ajudar as crianças do GRAACC", comentou.

O fim desse desafio vai acontecer justamente um dia antes do Dia dos Pais. Carlos tem um filho de quatro anos, Vinícius, que não vê desde a largada desse projeto. O atleta confessou que não sabe qual será a sua reação na hora do encontro, mas prevê uma explosão de felicidade. "Este projeto começou em parte por causa dele, eu queria fazer algo que fosse um exemplo para o Vinícius e também para outras crianças, algo ligado à solidariedade e à boa-vontade. E esta ultramaratona foi o formato ideal que encontrei. Espero que ela mexa com as pessoas, com seus sonhos, que as faça almejar coisas positivas na vida. E a ansiedade para rever o meu filho é muito grande. Sei que, no sábado que vem, vou viver um turbilhão de emoções. Nem imagino como vai ser... Mas tenho certeza de que será o melhor Dia dos Pais da minha vida. Receber um abraço do meu filho vai ser o meu melhor presente que eu poderia receber, com toda certeza", falou.

Na chegada, Carlos terá a oportunidade de conhecer o maior salão de esportes do país, que convidou o atleta a fechar seu desafio dentro da Bienal do Ibirapuera. O corredor elogiou a iniciativa dos organizadores e afirmou que um evento como esse é importante para o fortalecimento do esporte dentro de todos os segmentos do Brasil, às vésperas de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

"A realização do Brazil Sports Show reflete o momento que o Brasil está vivendo. Todos estão entusiasmados com os eventos que vão acontecer por aqui, seja o poder público ou a iniciativa privada. Com um salão como esse, podemos trabalhar com mais excelência, ver o esporte por outros lados. Isso vai abrir portas para vários segmentos da sociedade, e vamos ter a oportunidade de trabalhar mais o esporte como forma de aprendizado, ajudando na educação e no campo social", declarou Carlos.

O salão Brazil Sports Show - Formado por cinco feiras - Running Show, Bike Show, Universo Futebol, Universo Olímpico e Fitness & Nutrition -, mais o congresso Brazil Sports Summit, o salão do esporte deverá receber 70 mil visitantes nos quatro dias de evento, e deve movimentar cerca de 25 milhões de reais. A iniciativa, capitaneada pela Esfera BR, é resultado da união de feiras importantes do circuito esportivo nacional, como a Running Show, Universo Futebol, Bike Show, bem como outras feiras de modalidades individuais e olímpicas, que somadas formam o maior salão de esportes do País.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook