Serviços

Ministro do Esporte lança a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte

Ministro do Esporte George Hilton / Foto: Divulgação

São Paulo - Mais abrangente sondagem sobre esportes e atividades físicas já realizada no país, a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (DIESPORTE), lançada oficialmente pelo Ministério do Esporte, no dia 22 de junho, mostra que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária. Já 54,1% da população se declara ativa, praticando regularmente esportes ou atividade física, ao menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos.
                                                                                                    
O levantamento, realizado pelo Instituto Visão no ano de 2013, aplicou 8.902 entrevistas. Os dados foram ponderados com base numa projeção da população brasileira por região, gênero e grupos de idades, feita pelo IBGE para o ano de 2013, de aproximadamente 146.748.000 de brasileiros, quantidade equivalente à população entre 14 e 75 anos.
 
Estes indicadores serão de suma importância para nortear as próximas ações da Campanha Move Brasil, iniciada em 2012, que tem por meta promover a prática de esportes e atividades físicas e aumentar o número de brasileiros praticantes até 2016. O Move Brasil, que tem no Sesc uma das principais lideranças nacionais, conta atualmente com 36 “Movedores”, instituições e empresas que se identicam com este mesmo objetivo.  
 
“A partir dos resultados da Pesquisa teremos a possibilidade de focar as ações da Campanha Move Brasil em todo o território nacional por meio dos Movedores, com maior assertividade no que tange ao aumento da prática de esportes e atividade física pelos brasileiros e consequentemente a diminuição do sedentarismo”, Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.
 
DIESPORTE – Os resultados da pesquisa apontam que dentre este universo de sedentários, as mulheres são maioria, com 50,4%, enquanto os homens somam 41,2% dos entrevistados. Outro número alto nesse segmento sedentário é nos brasileiros com idades entre 65 e 74 anos, que chegam a 64,4%.
 
Um dos principais desafios é combater o abandono.No Brasil, o grupo de pessoas que deixou deixaram de fazer esporte ou atividade física é maior entre os jovens de 16 a 24 anos. São 45% nessa faixa etária que declararam o abandono. Segundo a pesquisa, isso significa que quase 90% dos brasileiros deixam a prática esportiva até os 34 anos.
 
O principal motivo alegado pelos entrevistados para o abandono foi a falta de tempo (69,8%). Tais circunstâncias sugerem que a maioria das pessoas deixa de ser um praticante, na medida em que sai da escola para o mundo profissional.
 
Com relação aos indivíduos ativos, a pesquisa aponta que 25,6% são praticantes de esporte, enquanto 28,5% são adeptos da atividade física regular. Analisando esse grupo por gênero, 35,9% dos homens praticam esportes, enquanto que 34% preferem atividades físicas. Dentre os primeiros esportes praticados pelos brasileiros, como esperado, o futebol é o preferido por 59,8% dos brasileiros, seguido do vôlei com 9,7%, natação 4,9% e o futsal com 3,3%.
 
A tabulação da pesquisa feita por regiões do país rompe com alguns paradigmas como a sensação de que a prática esportiva é mais comum no Sudeste. Nesta região é justamente onde se concentra o maior número de sedentários, com 54,4%. Em seguida vem a região Centro-Oeste com 45,1%, Nordeste com 38,5%, Sul com 39,3% e por fim a região Norte, a menos sedentária, com 37,4% da população.
 

Veja Também: 




 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook