Legado social dos megaeventos é tema de palestra de secretário do Ministério do Esporte

O secretário Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, participou nesta segunda-feira (03.10), ao lado do ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza, do Congresso Olimpíada e Cidadania / Foto: Glauber QueirozFortaleza - O secretário Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, participou nesta segunda-feira (03.10), ao lado do ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza, do Congresso Olimpíada e Cidadania. O evento, realizado em Fortaleza, encerra o curso que teve início em maio e teve por objetivo qualificar profissionais de educação física na formação de atletas e cidadãos.

O secretário Wadson abriu o ciclo de palestras para mais de 1.500 pessoas, com o tema Esporte Educacional e o Legado Social dos Grandes Eventos Esportivos. “O Brasil conquistará alguns legados com a realização destes megaeventos na área esportiva e urbana, mas, sem dúvida, o legado social também será uma grande conquista”, afirmou.

Ainda no início da palestra, Wadson lembrou as conquistas da gestão esportiva desde 2003, com a criação do Ministério do Esporte (2003), a Publicação da Política Nacional do Esporte (2005), a criação da Lei de Incentivo ao Esporte (2006) e a realização do Pan e do Parapan no Rio de Janeiro (2007).

O secretário mostrou, em números e casos de sucesso vividos por outros países, o quanto pode ser importante a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o desenvolvimento social e o incentivo de crescimento econômico.

Wadson também falou das iniciativas já em andamento, como os programas Segundo Tempo (PST) e Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte, que têm por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura esportivas, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.