Serviços

Razões para começar a correr em 2012

Todo início de ano muitas pessoas traçam metas para si mesmas, as conhecidas “promessas de Ano Novo” – seja perder alguns quilos, ser mais feliz ou começar alguma atividade física / Foto: DivulgaçãoCuritiba – Todo início de ano muitas pessoas traçam metas para si mesmas, as conhecidas “promessas de Ano Novo” – seja perder alguns quilos, ser mais feliz ou começar alguma atividade física. A corrida é um esporte que beneficia a resolução de todos esses desejos.

Correr contribui para alcançar qualquer objetivo que se planeje. “O esporte em geral e, particularmente, a corrida, deveriam fazer parte da rotina das pessoas. A corrida é a base para outros esportes e, normalmente, todos estão aptos a praticá-la”, diz o diretor da Procorrer, Alexandre Grupenmacher.

 Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo.  Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm somente para relaxar. Seja qual for o intuito, é cientificamente comprovado, que quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, reduzem em até 40% o risco de desenvolver osteoporose. Além disso, correr acelera a perda de peso em comparação com outros esportes.

Segundo a Mental Health Foundation (Fundação Norte-Americana para a Saúde Mental), a prática de exercícios leves a moderados libera endorfinas naturais que proporcionam a sensação de bem-estar e felicidade. O esporte pode substituir dependências prejudiciais como o fumo, o alcoolismo ou o excesso de apetite.

Correr é uma atividade ótima para todos os tipos físicos, idades e condições climáticas, e pode ser também uma terapia: tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta. “Janeiro e fevereiro são os meses de pré-temporada das competições, época ideal para preparação e condicionamento para as provas do restante do ano. Quem fez planos de uma vida saudável pode aproveitar a boa época, tirar os planos do papel e se dedicar aos treinos”, afirma o diretor da Procorrer.

Outra dica do profissional é fazer uma avaliação médica e buscar uma orientação especializada para otimizar o seu desempenho e resultados. “Contar com uma consultoria é importante para que você possa avançar em seus treinos, estipular metas e limites, além de manter a disciplina”, reforça Alexandre.

Confira mais algumas razões para começar a correr

- A prática de exercícios leves e moderados libera endorfinas naturais que geram bem-estar e ajudam a combater o stress;

- Os exercícios moderados ativam mais as células do sistema imunológico, o que ajuda no combate às infecções;

- A corrida pode substituir vícios nocivos como o fumo e o álcool;

- Correr melhora o desempenho sexual da maioria das pessoas;

- A corrida pode ser praticada em diferentes locais, mesmo que sua rotina seja agitada e que você costume viajar com frequência;

- A corrida fortalece o sistema cardiovascular, permitindo que pulmões e coração trabalhem melhor;

- Correr em grupo é ótimo para fazer novos amigos;

- Corrida não possui um limite de idade;

- Correr é de graça.

Serviço

Procorrer

Av. Vicente Machado, n. 320, Centro

Curitiba – PR

(41) 3222-6262

http://www.procorrer.com.br/