Serviços

Saiba como o consumo de frutas pode ajudar na dieta

Foto: Divulgação

São Paulo - Se você está em um processo de reeducação alimentar, já pensou em adotar as frutas no seu cardápio para emagrecer de forma saudável? O consumo de frutas ajuda a combater o excesso de peso e ainda previne diversas doenças.
 

Segundo o André Veinert, Nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso. Titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), o ideal é consumir uma variedade de frutas durante a dieta. “As frutas devem possuir cores diferentes, pois essas frutas contêm diferentes características como vitaminas e minerais”, afirma.

O recomendado é consumir de três a cinco porções diárias para obter as quantidades de vitaminas e nutrientes necessárias para a manutenção da saúde. “Apesar de todas as frutas serem bem-vindas para a saúde, quem está de dieta deve fazer as escolhas certas das frutas, pois algumas são calorias, o que pode colocar a dieta em risco”, alerta o nutrólogo.
 
As frutas também contribuem para o emagrecimento pelo fato de apresentarem um teor de fibras proporcionando maior saciedade no controle alimentar.  “Algumas possuem substâncias antioxidantes que impedem os ativos inflamatórios no organismo de interferir no processo de emagrecimento”, ressalta o Dr.André.
 
Além disso, as fibras também auxiliam no trânsito intestinal e regulam os níveis de colesterol no sangue. “Pera, maçã, mamão e o pêssego são frutas ricas em fibras e que devem ser incluídas na dieta”, diz o especialista.
 
Há ainda aquelas frutas que combatem a retenção de líquidos. “Algumas frutas são diuréticas, pois aumentam a excreção de água do corpo. O ideal é consumir frutas ricas em potássio para reduzir a retenção de líquido do organismo. Nesse caso, invista no limão, kiwi, melancia ou abacaxi”, esclarece o nutrólogo. 
 
Apesar das frutas ajudarem no emagrecimento também é importante não abusar.  “O seu excesso pode contribuir para o acúmulo de tecido adiposo. O ideal é controlar o consumo de frutas ricas em carboidratos como abacate, banana e uva”, sugere o Dr.André. 
 
As frutas devem ser ingeridas junto com as refeições, por exemplo, no café da manhã ou no lanche da tarde. “Ameixa, maçã, cereja, melão podem ser consumidos após as refeições”, recomenda o médico.
 
Frutas do bem! - O nutrólogo André Veinert listou algumas frutas que contribui para o emagrecimento e previne doenças. Confira:
 
Maçã: aumenta a saciedade. A maçã é rica em pectina um tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o ritmo de absorção da glicose. Ainda é rica em potássio que elimina o sódio do corpo reduzindo a retenção de líquidos. 
 
Abacate: o consumo regular do abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol e eleva o HDL conhecido como colesterol bom. Entretanto, essa fruta é bastante caloria, por isso, controle o seu consumo.
 
Laranja: é rica em fibras naturais reduzindo o apetite e também ajuda a regular o funcionamento do intestino diminuindo o colesterol. 
 
Uva: as frutas são ricas em antioxidantes, o que neutraliza as funções dos radicais livres evitando que eles destruam as células. 
 
Melancia: a fruta hidrata o corpo e também inibi a fome. Além disso, a melancia possui poucas calorias (33 kcal para cada 100 g). 
 
Pêra: é rica em fibras e também permanece por mais tempo no estômago eliminando as substâncias que fazem mal ao organismo.
 
Limão: acelera o metabolismo e também auxilia na manutenção do peso. 
 
 
Veja Também: