Serviços

Técnica inovadora para tratamento de dor em atletas será apresentada em congresso

Foto ilustrativa / Foto: Divulgação / FFC

São Paulo - A medicina regenerativa e de dor é um recurso que também pode ser utilizada por praticantes lesionados de esportes. Esta forma de tratamento faz parte das apresentações que acontecerão no 3.º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), de 6 a 8 de agosto de 2015. O evento é considerado um dos principais da Medicina da Dor no mundo.
O médico Renato Bevilacqua de Castro, especialista em ortopedia e traumatologia e membro de sociedades com foco em joelho, ombro e cotovelo; artroscopia e trauma desportivo; é quem apresentará o módulo "Evidências Científicas da Medicina Regenerativa em Dor", no sábado (8 de agosto), a partir das 11 horas. O uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é o principal tratamento, que tem sido utilizado também por idosos.
 
"Este tratamento é pouco aproveitado no Brasil, e muito aproveitado na Europa e Estados Unidos. Por aqui, embora as evidências científicas sejam fartas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda considera o PRP experimental", explica o médico, que reforçará a expectativa e necessidade de aprovação do método pelo próprio CFM e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
A aplicação de PRP tem sido buscada por atletas amadores que não conseguem a recuperação plena de suas lesões. No esporte profissional, o método é visto com ressalvas pela Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês). A entidade reconhece o efeito terapêutico, e proíbe casos de tratamento com fins de crescimento. Há relatos de atletas, principalmente nos Estados Unidos, que utilizaram o PRP e conseguiram voltar a atuar sem dores, como o tenista Rafael Nadal e o golfista Tiger Woods.
 
Pré-Congresso
 
Um dia antes do início do evento (5 de agosto), será realizado um Pré-Congresso no Singular - Centro de Controle da Dor, também em Campinas, no qual os especialistas realizarão procedimentos em pacientes que não têm condições de pagar pelos tratamentos mais adequados às suas patologias.
 
Confira a programação completa do evento: http://www.sobramid.org/#!3-congresso-/c6on
 
Serviço:

3º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor
De 6 a 8 de agosto, no Hotel Vitória, em Campinas (SP).
Mais informações em: http://www.sobramid.org/index.php/br/inscricoes/iii-congresso-sobramid/inscricao


Veja Também: