Isadora Williams estreia na patinação artística nesta quarta

Isadora terá programa com música brasileira / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A patinação artística é um dos esportes mais populares do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno e até hoje o Brasil nunca teve um representante na competição. Essa história começa a mudar nesta quarta-feira, dia 19, com a estreia de Isadora Williams na disputa individual feminina, a partir do meio-dia (de Brasília), no Palácio Iceberg de Patinação dos Jogos Olímpicos Sochi 2014.

“É uma honra representar o Brasil neste esporte tão lindo e que eu gosto tanto. Foram muitos anos de treinamento e agora chegou a hora. Ainda bem. Estou pronta”, afirma Isadora. “Essa é uma oportunidade que poucas meninas têm. É um sonho se tornando realidade”, completou a brasileira.

Trinta atletas participam do programa curto desta quarta. Isadora tem a meta de estar entre as 24 melhores que se classificam para a patinação livre, marcada para a quinta, dia 20. “Eu quero estar entre as atletas que disputarão o programa longo, mas essa não é uma meta fácil. Tenho que fazer uma apresentação perfeita para conseguir me classificar”, disse Isadora.
 
A atleta, que completou 18 anos no dia seguinte à Cerimônia de Abertura dos Jogos e comemorou com a delegação brasileira, não vê a hora de se apresentar para o público que vem lotando o Palácio Iceberg e os bilhões de espectadores que acompanham a patinação artística olímpica em todo o mundo. “O Palácio Iceberg é muito grande e lindo. Estou muito orgulhosa de poder me apresentar em um ginásio tão importante”, comemorou.
No programa curto desta quarta, as atletas devem realizar movimentos obrigatórios. Mesmo na patinação livre, de quinta, a apresentação deve ser harmoniosa, com saltos, piruetas, mudanças de direção e velocidade. Todos os quesitos são julgados por árbitros, que determinam a vencedora na soma das apresentações, com peso maior para a apresentação livre. 
 
Isadora Williams fez história ao ser a primeira brasileira a se classificar na patinação artística em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Filha de mãe brasileira e pai americano, Isadora nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos. Aos cinco anos, ela teve o primeiro contato com o esporte, quando o pai a levou para um ringue de patinação. Foi paixão à primeira vista. Com dupla cidadania, começou a defender o Brasil nas competições em 2009, quando mandou um vídeo para Confederação Brasileira de Desportos no Gelo. 
 
A medalha de bronze conquistada no Golden Spin de Zagreb, em 2012, foi a primeira medalha do Brasil em uma competição de patinação artística no gelo. Foi a partir dessa medalha que a atleta percebeu que poderia conseguir a vaga olímpica. É apaixonada pela música brasileira e já utilizou o clássico “Tico Tico no Fubá” em uma de suas apresentações. Em Sochi, Isadora competirá no programa curto, de no máximo 2,5 minutos, ao som de "Dark Eyes" (Devotchka). Passando para o programa longo, de 4 minutos, a música usada será "Memoirs of a Geisha" (John Williams).
 
Dona de grande carisma, atleta parece assumir a missão de ajudar a popularizar os esportes de inverno no Brasil. “O Brasil tem muito potencial. Existem brasileiros que amam e querem representar bem o Brasil. Eles são determinados e treinam duro, apesar da diferença climática. Eu quero muito ver os esportes de inverno crescendo no Brasil e espero contribuir para isso”, afirmou a patinadora.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook